Como estacionar de ré um caminhão-trator com carreta

Escrito por steven w. easley | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como estacionar de ré um caminhão-trator com carreta
Caminhão-trator com carreta (Comstock/Comstock/Getty Images)

Motoristas de caminhão passam a maior parte de seu tempo dirigindo para frente e estacionam de ré apenas quando necessário. Os mais experientes lhe dirão o seguinte: nunca dê ré quando puder ir para a frente. Sempre que você começar a mover seu caminhão para trás haverá uma chance maior de causar um acidente. Porém, estacionar uma carreta de ré faz parte do trabalho e todo motorista deve aprender e ser capaz de fazê-lo. A ré exige prática e conhecimento sobre ângulos. Porém, a coisa mais importante para estacionar uma carreta de ré é o ajuste.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Vaga de estacionamento ou doca de carregamento
  • Observador (de preferência, mas não é obrigatório)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Dirija com cuidado para frente, paralelamente à doca de carregamento ou à vaga. Sempre que possível, todas as manobras de ré devem ser realizadas com a vaga estando ao lado do motorista. Ligue o pisca-alerta.

  2. 2

    Ultrapasse a doca ou a vaga aproximadamente 30 cm e vire o volante bruscamente para a direita, ou no sentido horário.

  3. 3

    Continue em frente até que os dois lados da carreta estejam visíveis nos grandes espelhos laterais.

  4. 4

    Gire imediatamente o volante no sentido anti-horário e continue nesse sentido até que a carreta fique alinhada com o caminhão-trator novamente. Continue girando o caminhão-trator até que ambas as rodas da carreta do lado do motorista estejam visíveis nos retrovisores. Pare completamente, ative os freios a ar e desengate a marcha. Saia e olhe -- dê uma volta completa no caminhão-trator e na carreta para garantir que não há nada em seu caminho. Não tenha vergonha de sair do caminhão; ande em volta e confira possíveis perigos. Os pontos cegos em um caminhão são muito maiores do que os de um carro.

  5. 5

    Retorne para a cabine, engate novamente a marcha e solte os freios. Buzine pelo menos duas vezes, confira os espelhos novamente e, quando o trânsito estiver livre, comece a dar a ré. Conduza o caminhão-trator de ré, sem acelerar, em direção à doca. Sempre mantenha um pé no pedal de freio.

  6. 6

    Gire o volante bruscamente no sentido horário assim que você começar a andar de ré. A carreta gira para o lado oposto do veículo. Para mover a traseira da carreta para a esquerda, gire o volante no sentido horário; para mover para a direita, gire para a esquerda. Faça pequenas correções quando estiver dando a ré, pois a carreta se moverá mais devagar na direção desejada. Caso não tenha certeza sobre o ambiente, pare e dê uma volta no caminhão novamente. É melhor andar em frente caso precise corrigir a direção do veículo.

  7. 7

    Olhe para os lados para conferir o tráfego ou outro perigo através dos espelhos. Os retrovisores não darão uma ideia completa de tudo que está à sua volta, por isso talvez seja necessário sair e olhar em volta várias vezes.

  8. 8

    Siga a borda traseira da carreta pelo retrovisor do lado do motorista e quando ela estiver se dirigindo para o espaço desejado, gire o volante no sentido anti-horário, o suficiente para endireitar as rodas dianteiras. O trator irá girar no eixo debaixo da carreta, e você precisará girar o volante apenas o suficiente para alinhá-los. Entre cuidadosamente na doca para evitar danificar a carreta ou as portas da doca.

Dicas & Advertências

  • Se estiver tendo problemas, lembre-se de sair e olhar. Não se envergonhe de fazer isso, pode ser a diferença entre estacionar seguramente na doca e bater em outro veículo, construção ou pedestre. Acelere em frente para fazer correções se possível.
  • Uma carreta andando de ré leva mais tempo para encaixar ambos os lados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível