Como fazer um estágio bônus no MUGEN

Escrito por dennis blake | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um estágio bônus no MUGEN
MUGEN é um criador de jogos de luta 2D para PC (James Woodson/Digital Vision/Getty Images)

Fãs de jogos de luta querendo fazer seu próprio jogo de luta personalizado em 2D podem tentar o popular programa de criação MUGEN. Disponível para download gratuito, ele permite que os jogadores criem seus próprios personagens e estágios bônus, ou apenas baixem e importem os criados pela comunidade online do MUGEN. Embora seja um programa complexo e desafiador de se aprender, você poderá começar do básico, criando uma fase com planos de frente e de fundo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • MUGEN
  • Editor de imagens

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Planeje sua fase antes de começar o processo. Você poderá desenvolver uma fase visualmente atraente e complexa o bastante para captar a atenção do jogador, mas simples o bastante para se fazer como projeto inicial.

  2. 2

    Desenhe ou baixe os gráficos para os planos de frente e de fundo e salve os arquivos no formato .PCX. Você poderá encontrar recursos úteis em sites da comunidade MUGEN.

  3. 3

    Reajuste a altura das imagens do plano de frente e de fundo até pelo menos 240 pixels, o mínimo necessário para o MUGEN. Se as imagens forem muito pequenas, aumentá-las em um editor de imagens produzirá uma imagem de baixa qualidade. Ao invés disso, veja se pode duplicar parte dela para cobrir o espaço sobrando.

  4. 4

    Crie um novo arquivo .SFF no Fighter Factory e coloque suas imagens de plano de frente e de fundo. Assegure-se que as imagens .SFF estejam todas localizadas no mesmo diretório. Alternativamente, você poderá copiar um dos estágios padrão do programa e apenas recolocar os arquivos de imagem de sua autoria.

  5. 5

    Configure o campo "Group" (Grupo) para ambas as imagens para 0. Configure o campo "Image" (Imagem) em 0 para o plano de fundo e 1 para o plano de frente.

  6. 6

    Preencha os valores "X" e "Y" para cada imagem. Esses valores indicam o deslocamento para a imagem, ou o número de pixels que você deseja entre cada imagem e a borda da tela. Teste esses números até que seus planos de fundo e de frente estejam em uma posição confortável sem espaços em branco.

  7. 7

    Copie um arquivo DEF de uma fase pré-existente e abra-o no Bloco de Notas. Você poderá usar um dos arquivos das fases padrão do programa, se desejar.

  8. 8

    Mude os valores "boundleft" e "boundright" para se adequarem ao seu projeto. Você poderá encontrar este último valor subtaindo 320 pixels da largura da imagem de plano de frente e dividindo por dois. "Boundleft" é igual ao negativo do "boundright". Por exemplo, se a imagem tiver 400 pixels de largura, seu valor de "boundright" será "40" e o de "boundleft", "-40".

  9. 9

    Adicione seu valor "boundhigh" subtraindo 240 da altura de sua imagem de plano de frente e multiplicando por -1. Por exemplo, se a imagem tiver 300 pixels de altura, seu valor "boundhigh" será "-60".

  10. 10

    Edite o valor "zoffset" se os personagens do jogo aparecerem "flutuando" ou "afundando" na fase. Você precisará testar diferentes valores até achar o certo. Para o teste inicial, use um valor de "200".

  11. 11

    Configure o valor "tile" em "BG back" para "1.0" e o valor "mask" para "0" para fazer com que seu plano de fundo corra repetidamente à medida que o jogador se mexer para a frente e para trás.

  12. 12

    Configure o valor "mask" em "BG ground" para "1" para estabelecer melhor a transparência entre os planos de fundo e de frente.

  13. 13

    Abra o MUGEN e carregue sua nova fase.

Dicas & Advertências

  • Assim que seu projeito estiver funcionando, você poderá retornar ao arquivo DEF para adicionar mais opções para o seu estágio, como, por exemplo, colocar sombras na seção "Shadow" ou profundidade entre os planos de fundo e de frente no valor "Delta".
  • A qualquer momento neste processo, você poderá salvar seu trabalho e abrir o MUGEN para testar sua fase. Fazendo cada passo dessa maneira, o projeto poderá parecer menos monótono.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível