Mais
×

Estágios de crescimento do pé de amendoim

Atualizado em 17 abril, 2017

O amendoim é um popular alimento de cultivo que pode ser plantado em qualquer lugar que tenha pelo menos 160 dias seguidos sem frio. Tais plantas preferem o solo leve e livre, enriquecido com compostos e temperaturas mornas. O amendoim não cresce em árvores, é colhido abaixo do solo. Entretanto, a planta começa a ser formar acima da terra.

O amendoim tem um hábito de crescimento interessante (peanut image by dinostock from Fotolia.com)

Sementes

As sementes são simplesmente amendoins "verdes" ou não tratados e maduros, removidos da casca. Elas são plantadas a 2,5 de profundidade, com 10 cm de distância umas das outras. Se o solo for mantido úmido, elas brotam em cerca de duas semanas.

Sistema de raízes

O sistema de raízes faz com que elas se espalhem a partir de um caule central. Este se trata de uma raiz principal que cresce sob a terra, e não para cima. As raízes começam a se formar antes que as folhas possam ser vistas por cima do solo. Por causa disso, a profunda umidade da terra é importante para uma colheita de amendoins bem sucedida.

Crescimento e folhas

Depois que as raízes começam a se formar, a planta começa a brotar do solo. As folhas se agrupam de quatro em quatro e lembram as de um trevo. Cada grupo é conhecido como "quadrado".

Formação de galhos laterais

As plantas formam galhos nas laterais que originam algo semelhante a um pequeno arbusto. Muitos desses galhos ficam próximos ao solo.

Período de florescimento

Cerca de 30 dias depois que a planta passa a crescer ativamente, as flores começam a se formar ao longo dos troncos, normalmente nas partes mais baixas onde as folhas crescem, e são tipicamente amarelas.

Formação de pólen

Quando as flores murcham, um ovário germinante, ou "pólen", começa a emergir da área onde cada flor nasceu, já que estas se auto fertilizam. O caule alongado cresce em direção ao solo e entra nele para formar os amendoins. Por isso que a terra livre é importante; é difícil para o pólen penetrá-la se esta for muito dura.

Crescimento dos amendoins

Depois que o pólen entra no solo, os amendoins começam a se formar horizontalmente. Uma planta pode produzir 1,3 kg ou mais de amendoins sob as condições de cultivo ideais. Você pode retirar alguns a cada poucos dias para ter uma ideia de quanto tempo levará até a colheita total.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article