Mais
×

Estágios de crescimento da dioneia (planta carnívora)

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As dioneias, também conhecidas como plantas carnívoras, são pequenas plantas domésticas populares. Elas exigem muito pouco espaço e possuem aparência única e fácil manutenção, tornando-as a adição perfeita a uma pequena mesa de escritório ou peitoril de janela. Se você decidir cultivar uma dioneia a partir das sementes, presenciará alguns estágios básicos de crescimento ao longo da vida da planta.

Dioneia (plante carnivore image by Christophe Baudot from Fotolia.com)

Germinação

A germinação é o primeiro período lento de crescimento da planta a partir do momento em que a semente é plantada. Esse processo começa tipicamente algumas semanas depois do plantio, e mesmo assim nem todas as sementes germinam ao mesmo tempo, ou sequer germinam. A germinação, essencialmente, significa que as sementes vão brotar e começar a demonstrar um pequeno crescimento. Quando estão nessa fase, as dioneias devem ser mantidas em um vaso especial e pequeno. Durante esse período, o primeiro pedúnculo da planta vai emergir da semente e se tornar visível acima do solo, seguido logo depois por sinais da "armadilha" em si aparecendo na planta. O período de germinação completo deve durar entre duas a três semanas a partir do primeiro sinal de crescimento.

Florescência

Assim que o período completo da germinação passar, a dioneia estará pronta para ser transplantada para seu local permanente em um grande vaso ou recipiente para flores. Neste ponto, o estágio de florescência vai começar, tipicamente por volta de três a quatro semanas depois da germinação, e isso significa que o crescimento completo da planta está chegando à sua forma final. A folha da dioneia que começou a se formar durante a germinação vai se desenvolver e brotar até a planta ficar definida. A saúde, florescência e tamanho adequados da dioneia dependem bastante dos cuidados que a planta recebe durante esse estágio de crescimento. Solo úmido, um ambiente levemente quente e luz indireta são recomendados para produzir os melhores resultados ao longo do estágio de florescência da dioneia.

Dormência

O estágio final de crescimento da dioneia primeiramente parece ser um estágio de morte, mas a planta, na verdade, fica dormente uma vez por ano e por vários meses de uma vez. Esse estágio é uma parte integral do crescimento da planta, pois é necessário para que novas "armadilhas" floresçam e o crescimento continue por mais um ano. Durante o estágio de dormência, a dioneia vai murchar e parecer morta. As armadilhas vão murchar também e as folhas da planta vão ficar significantemente marrons. Durante esse período, a dioneia está armazenando energia extra para usar durante o período de dormência, que geralmente ocorre no inverno. Essa energia e nutrição armazenadas é o que mantém a planta viva e permite o re-crescimento quando o ciclo recomeça. No fim do período de dormência, a planta vai criar novas flores, começando novamente o estágio de florescência e repetindo indefinidamente durante toda a vida da dioneia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article