×
Loading ...

Estágios de crescimento do limoeiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os limoeiros são fáceis de cultivar e manter. Quando florescem, produzem uma fragrância extremamente doce, e mesmo as folhas esmagadas exalam aroma. Eles gostam de muita água, mas não tanto de chuva, e geram frutos profusamente e quase que continuamente. A árvore apresenta quatro estágios de crescimento: indução do botão, florescimento, frutificação e maturação.

Limoeiro (lemon tree image by Dennis Carrigan from Fotolia.com)

Indução do botão

A indução dos botões em limoeiros começa no final do outono até parte do inverno. Essa fase é influenciada por qualquer mudança ambiental que a árvore sofra. O achatamento das gemas em desenvolvimento começa a ficar evidente no final do período.

Loading...

Florescimento

Essa fase depende de fatores ambientais, como a umidade do solo e a temperatura. Com ótimas condições de crescimento, as árvores atingem o florescimento total na primavera. O limoeiro, particularmente, floresce em dois grandes picos a cada estação e continua a reduzir a intensidade durante o restante do ano. As flores com cinco pétalas e brancas aparecem individualmente ou em grupos. O pólen é pegajoso e as flores se cruzam ou se autopolinizam através de insetos, que são atraídos pelo forte cheiro da árvore.

Frutificação

Durante esse estágio, a flor ou ovário se transforma em um jovem fruto, que, nesse momento, continua a crescer até ficar maduro. Qualquer falha na frutificação é referida como abscisão. Isso pode ocorrer a qualquer instante após o ovário ter crescido de maneira significativa. A frutificação e abscisão são muito influenciadas pela intensidade do florescimento, pela manutenção da árvore e pelas condições climáticas.

Amadurecimento

O amadurecimento adequado dos limões é muito importante, uma vez que isso afeta a vida útil, a qualidade e o sabor do fruto. Se as frutas forem colhidas antes da completa maturação, existirá uma qualidade inferior quando ele, eventualmente, amadurecer. Nesse quesito, os frutos são divididos em dois grupos: aqueles que não são capazes de continuar o processo de amadurecimento se removidos da árvore e aqueles que podem amadurecer se colhidos antes. As frutas cítricas pertencem ao primeiro grupo, portanto, os limões devem atingir a plena maturação antes de serem colhidos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...