Diferenças entre a papoula-oriental e a papoula-dormideira

Flores com pétalas de babado de uma papoula-oriental

Poppy image by Susan Kronowitz from Fotolia.com

Ao redor do mundo, existem mais de 50 espécies de papoulas (Papaver spp.), todas produzindo flores chamativas dignas de um jardim. Duas espécies de papoulas destacam-se: a papoula-oriental (Papaver orientale) e a papoula-dormideira (Papaver somniferum). A primeira está entre as flores perenes mais cultivadas, mas seu cultivo é ilegal a não ser que você tenha uma permissão, assegurando que o cultivo não é para a produção de narcóticos.

Origens

O nome papoula-oriental não condiz com suas origens, uma vez que ela é nativa do sudoeste da Ásia, não do extremo leste. Allan Armitage, um expert americano notável em plantas perenes da Universidade da Geórgia, declara que as variedades modernas de papoula-oriental são provavelmente resultantes da hibridização com a papoula-iraniana ao longo dos anos. De acordo com ele, a papoula-dormideira foi cultivada por séculos antes de Cristo. Ela já foi tão amplamente cultivada que sua origem precisa é obscura, mas os botânicos acreditam que a área do seu habitat abrange o oeste e sudeste da Europa.

Características

As folhas da papoula-oriental aparentam estar cobertas de pequenos fios e são cortadas com lóbulos pontudos

Poppy image by anna karwowska from Fotolia.com

Ambos os tipos de papoula passam dos 45 cm de altura, mas são muito diferentes quando observadas de perto. As folhas da papoula-oriental são de cor verde intensa com os lóbulos cortados, que se parecem com penas, e não fecham o caule da planta. Por outro lado, as folhas da papoula-dormideira são irregularmente dentadas, de cor verde acinzentada, e possuem uma base larga que fecha o caule. Elas tendem a florescer no fim da primavera, enquanto as orientais o fazem no começo do verão.

Longevidade da planta

As papoulas-orientais são plantas herbáceas perenes que tornam-se dormentes entre o meio e o fim do verão, e são melhor cultivadas em regiões com invernos intensos. As papoulas-dormideiras crescem anualmente, completando seu ciclo de vida ao longo de um ano, e raramente são plantadas durante o inverno em regiões amenas para florescerem na próxima primavera. Suas flores perdem suas pétalas mais rapidamente após florescerem que as flores da papoula-oriental.

Utilidades

Sementes de papoulas são utilizadas para panificação e como condimento

poppy seed heads image by Alison Bowden from Fotolia.com

As papoulas-orientais podem crescer como flores ornamentais de jardim para exibições na primavera, mas as papoulas-dormideira são ilegais em vários países. A preocupação com essa variedade se dá porque o látex seco proveniente das flores pode ser utilizado para a fabricação de heroína. No entanto, suas sementes podem ser utilizadas com segurança para panificação e também como tempero.

eHow Brasil
×