on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Estágios do desenvolvimento de baratas

Atualizado em 13 abril, 2017

As baratas existem desde o tempo dos dinossauros, e são uma espécie resistente que se adaptou a ser capaz, inclusive, de ficar sem comer e beber água durante semanas. As baratas consomem plantas, alimentos ricos em amido e outros insetos, e tendem a viver em habitats que são quentes, molhados e escuros. Elas podem contaminar o abastecimento alimentar dos seres humanos, uma vez que trocam de pele, e seus resíduos podem causar reações alérgicas e outras doenças. As fases de desenvolvimento de uma barata são compostas por três ciclos conhecidos como ovo, ninfa e adulto.

As baratas trocam seu exoesqueleto muitas vezes por ano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estágio do ovo

As baratas adultas depositam cerca de 40 ovos de cada vez e mantêm os ovos em um lugar seguro para evitar que sejam descobertos. A barata escolherá para transportar seus ovos em um invólucro no final do abdômen ou os esconderá. Um invólucro de ovo é de cerca do tamanho de um feijão (dependendo do número de ovos) e, geralmente, contém de dez a 50 ovos. A duração da fase de ovo depende das espécies. Por exemplo, a fase de ovo das baratas americanas dura cerca de seis a oito semanas, enquanto baratas orientais eclodem em aproximadamente 60 dias.

Loading...

Ninfa

Uma vez que uma barata eclode, a jovem e pequena barata é chamada de ninfa. As ninfas passam pelo processo conhecido como exúvia, onde mudam a sua pele e os seus corpos se tornam brancos e macios. Sempre que a barata muda, ela também cresce em tamanho e cor. O processo de passar a partir da fase de ninfa para uma barata adulta varia dependendo do tipo de barata, o habitat e exposição a doenças e parasitas. A duração média de tempo para uma ninfa amadurecer é de cerca de 15 meses.

Adulto

Quando uma barata está na fase adulta, ela para de mudar e, geralmente, ganha um par de asas, que são característica principal que permite às pessoas diferenciarem uma ninfa de um adulto. Como adulto, as baratas vivem cerca de 20 semanas, mas isso depende em grande parte das espécies. Uma fêmea pode produzir cerca de 300 a 400 descendentes em sua vida. A vida útil total de uma barata varia, mas geralmente variam de três ou quatro meses a dois anos.

Benefícios de conhecer os estágios

As baratas são insetos noturnos, ou seja, se escondem durante o dia e são ativas à noite. Compreender as etapas ou o ciclo de vida de uma barata pode ajudar a identificar o número de gerações presentes em sua casa. Por exemplo, se você encontrar casulos de ovo e ver as baratas com asas e sem asas, provavelmente tem três ou mais gerações de baratas. Talvez seja necessário o uso de uma armadilha de isca para pegar baratas a fim de determinar quantas gerações de baratas que você tem em sua casa.

Direcionando a infestação

Se estiver tentando reduzir a infestação, reduza as fontes de comida e água das baratas, livrando-se de água parada e restos de comida. Também elimine a capacidade delas de esconder-se em caixas ou outros locais, selando janelas e frestas. Caso essas medidas não funcionem, você pode precisar usar um inseticida para deter e livrar-se das baratas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...