on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Estágios emocionais após o término de um relacionamento

Atualizado em 17 abril, 2017

Dependendo do tempo e da emoção investidos, o fim de um relacionamento pode ser similar à perda de um ente querido ou a um divórcio. Você chega a um ponto onde você se pergunta se voltará ao estado normal algum dia. Se você passou por um término de relacionamento e sente que pode estar perdendo o controle de si, observe alguns sinais que podem indicar isso.

Conhecer os sinais ajuda a identificar se você está lidando mal com o término (Pixland/Pixland/Getty Images)

"Nós vamos passar por isso. Vai ficar tudo bem"

Se você se pegar pensando se existe possibilidade de mudar a situação para melhor — a ponto de convencer a si mesmo que tudo vai passar e voltar a ser o que era antes —, esse pode ser um sinal de negação. Não importa o que tenha ocasionado o término, você acha que tudo não passa de uma ilusão e logo voltará ao normal. Em geral, esse é um dos primeiros pensamentos após um término e é normal. Você ainda se encontra em estado de choque e não consegue acreditar que tudo acabou.

Loading...

"Eu sinto ódio e nunca mais quero olhar para a cara daquela pessoa"

Se você estiver sentindo raiva em relação à pessoa com a qual você terminou, esse é um sinal de que a ficha finalmente caiu. A raiva faz parte da montanha-russa emocional que sucede um término e pode se repetir várias vezes antes de se esvair por completo. Em algumas pessoas, a raiva pode surgir anos após o término, pelo simples fato de sua mente começar a reviver momentos cruciais que fizeram você se sentir enganado, machucado ou triste.

"Podemos tentar de novo?"

Se, apesar dos seus esforços contínuos, você estiver sendo ignorado por essa pessoa ou não sentir qualquer emoção vindo dela, você pode estar passando por uma fase de barganha, onde começa a implorar por uma segunda chance. Desde negociando possíveis formas de reatar o relacionamento até prometer que mudará sua personalidade para agradar esse alguém, essa fase pode fazer com que você sinta que está deixando de ser aquilo que é.

"Não tenho forças para levantar da cama"

Se você está se sentindo para baixo, sem conseguir enxergar o lado positivo da vida, esse pode ser um sinal de depressão, uma consequência de términos amargos, que pode levar a medidas drásticas, como autoflagelação, perda de vontade de comer ou mesmo descontrole emocional.

"Está terminado, mas é preciso seguir em frente, e assim tudo ficará bem"

Quando você finalmente sentir que a fase ruim passou, significa que venceu esse término e entendeu que coisas assim acontecem e nem todos foram feitos um para o outro. Assim, você poderá começar a procurar por um novo relacionamento. O processo enfrentado é tão recompensador que faz você se sentir renovado. Você pode aproveitar e fazer algo para si mesmo, como comprar algo novo, fazer um corte de cabelo diferente ou retomar sua rotina de exercícios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...