Os estágios sintáticos e telegráficos da fala

Escrito por carla jean mckinney | Traduzido por morgana nunes
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Os estágios sintáticos e telegráficos da fala
A aquisição da linguagem de uma criança tem vários estágios (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A aquisição da linguagem de uma criança pode ser dividida em várias etapas com base na complexidade dos padrões sonoros e sintáticos que ela é capaz de produzir. O que inclui os estágios pré-verbal, holofrástico, telegráfico e sintático, cada um construindo-se em cima dos anteriores até que a criança tenha o domínio dos padrões da linguagem adulta. O estágio telegráfico serve como uma transição entre a linguagem anterior e menos desenvolvida e as mais complexas expressões da linguagem adulta.

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Linguagem pré-verbal

Os estágios pré-verbais da linguagem incluem o balbucio de crianças ao explorar sons e a fase posterior dos vocábulos, em que sílabas aleatórias começam a ser anexadas aos significados, como quando uma criança diz: "Ah vá ah", enquanto aponta para uma bola, e repete esse padrão cada vez que uma bola parece.

Linguagem holofrástica

O estágio holofrástico da linguagem, em torno dos dois anos, introduz palavras isoladas que representam um pensamento ou um conceito. Nessa etapa, uma bola é identificada pela palavra "bola", e o significado é baseado em seu contexto particular. "Bola" pode significar "lançar uma bola", "aqui está uma bola" ou outra coisa qualquer dependendo da situação.

Linguagem telegráfica

A linguagem telegráfica, que usualmente aprece entre dois anos e dois anos e meio, é um padrão de linguagem que combina palavras sem elementos gramaticais ou funcionais: "joga bola", "bola papai". Nessa etapa, vários significados são transmitidos sem o apoio de estruturas gramaticais que criam as frases complexas dos padrões de linguagem adultos.

Linguagem sintática

O estágio final do desenvolvimento da linguagem traz a fala de uma criança para mais perto das normas de linguagem adultas. Os padrões secundários nessa fase incluem a aquisição de negações, perguntas e outros elementos frasais como verbos de ligação, tempos passados ​​regulares e irregulares e compostos e formas frasais complexas. A aquisição de padrões de linguagem adultos geralmente se completa entre as idades de 8 e 10 anos.

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