Um estalo vindo do disco rígido do computador Lenovo SL500

Escrito por rupinder dhillon | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um estalo vindo do disco rígido do computador Lenovo SL500
As cabeças de leitura e escrita do disco rígido podem fazer um barulho de estalo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O laptop Lenovo ThinkPad SL500 foi lançado em 2008 e não é mais produzido. O laptop é enviado com o sistema operacional Windows Vista e um disco rígido de 250 GB. Conforme o drive envelhece, ele torna-se desgastado e pode começar a fazer estalidos. Se o seu disco rígido está fazendo - ou começa a fazer - esses barulhos, você deve verificar se é um problema pequeno ou mais sério e fazer o backup dos seus dados imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Verificação

Verifique se o disco rígido é a fonte do barulho. Outros componentes do seu laptop, como a ventoinha, podem ser a fonte. Verifique o local prestando atenção em quando isso acontece e de onde vem. Abra o laptop se necessário, ou contrate um profissional para verificar o seu disco rígido. Você também pode executar o aplicativo "Checkdisk" ve vem no Windows. Esse aplicativo reporta e tenta consertar erros no disco.

Normal

Alguns discos rígidos fazem barulho mesmo quando estão funcionando normalmente. Se o seu disco rígido faz esse barulho desde a sua primeira utilização e parece estar funcionando de forma apropriada, o barulho pode ser normal para o modelo que você possui.

Software

Alguns aplicativos fazem o disco rígido girar mais rapidamente que o normal, resultando em um barulho de estalo. Preste atenção aos momentos em que o barulho começa e termina. Se apenas ocorrer quando você usa certos aplicativos, o software é a causa. Alguns drivers de placa de vídeo fazem o disco rígido fazer barulho, e isso pode tornar-se audível quando você usa programas gráficos. Atualize o seu software, drivers e firmware do disco rígido. Atualizações normalmente estão localizadas nos sites dos fabricantes nas seções "Suporte", "Downloads" ou "Serviço ao cliente". Se o barulho não parar após as atualizações, considere a ajuda de um profissional.

Conexões soltas

Os cabos que conectam o disco rígido a fonte de energia e a placa-mãe podem estar soltas, e nesse caso você deve solicitar a um profissional para fazer a troca ou consertá-los. Se esse é a única causa do barulho, o seu disco rígido ainda deve estar em condições boas de funcionamento.

Drive fragmentado

Os dados são armazenados em fragmentos por diversas seções do seu disco rígido. Ao longo do tempo, os dados podem ficarem muito fragmentados, fazendo o disco rígido estalar enquanto procura pelos dados. Execute o aplicativo "Fragmentador de disco" incluído no Windows, ou use um aplicativo de terceiros se isso não resolver o problema. A forma mais fácil de encontrar o desfragmentador de disco em qualquer versão do Windows é clicar em "Iniciar", "Pesquisar". Digite "Desfragmentador de disco" na lista de resultados para executar o aplicativo. Selecione o seu disco rígido na lista de drives. Clique em "Desfragmentar disco".

Clique da morte

O "Clique da morte" ocorre quando as cabeças de leitura e escrita no disco rígido batem na parada que os impede de cair fora do prato, que é o disco giratório magnetizado que armazena os dados . O barulho é causado por cabeças ou placas defeituosas . Isso é um problema sério e o disco rígido deve ser trocado. Um profissional pode determinar se o disco rígido está fazendo o "clique da morte". Se você precisa recuperar os dados armazenados no drive, leve-o a um serviço de recuperação profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível