×
Loading ...

Estalos no cotovelo ao se exercitar

Atualizado em 13 junho, 2017

Estalos não são um barulho comum durante ou após um exercício. Na maior parte das vezes, barulhos vindos do cotovelo são normais e associados ao movimento. Cotovelos estalando geralmente não exigem tratamento, mas se o barulho vier acompanhado de dor ou inchaço, procure um médico antes de voltar a se exercitar.

O estala do cotovelo é uma parte normal do movimento das juntas durante o exercício (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Características

Ao se exercitar, as pessoas podem ouvir um cotovelo estalar uma única vez, ou várias vezes consecutivas. Outras juntas, como os tornozelos, pescoço e joelhos, também podem estalar durante o exercício. O cotovelo pode ficar rígido ou "travado" antes do barulho ocorrer, para depois se normalizar após o som. Em alguns casos, esse estalar do cotovelo pode vir acompanhado de outros sintomas, como dor extrema, hematomas e distorção da junta do cotovelo.

Loading...

Causas

Um acúmulo de gases no líquido sinovial na junta do cotovelo pode causar o estalar após um exercício conforme a pressão na junta é liberada pelo flexionamento, alongamento ou movimentação da mesma, explica o site Library of Congress Everyday Mysteries. O estalo pode resultar de fricção conforme os ossos, tendões ou ligamentos se esfregam uns contra os outros, ou se houver uma perda de cartilagem, que ocorre em pessoas com osteoartrite. Cair durante um exercício, ou utilizar técnicas de levantamento impróprias com pesos ou flexões também pode causar um deslocamento de cotovelo, que pode produzir um barulho quando a dilatação ocorrer.

Tratamentos

Estalos do cotovelo advindos de um acúmulo de gases no líquido sinovial não exigem tratamento especial. Eles são um efeito colateral normal da movimentação da junta durante um exercício. Pessoas com osteoartrite podem considerar tomar um anti-inflamatório como ibuprofeno antes de se exercitar, ou os médicos podem prescrever um corticoesteroide para reduzir o inchaço que faz com que os ossos no cotovelo se friccionem e produzam barulho. Se os barulhos no cotovelo resultarem de um deslocamento da junta, os médicos frequentemente prescrevem analgésicos e relaxantes musculares antes de realinhar os ossos, explica o site da Clínica Mayo. Os pacientes podem exigir tratamentos cirúrgicos para ligamentos danificados, nervos ou vasos sanguíneos ou ossos fraturados relacionados a cotovelos deslocados. A cirurgia seria seguida de fisioterapia para melhorar o movimento e força antes do paciente voltar a realizar exercícios para a parte superior do corpo.

Prevenção

Alongar os braços antes do exercício para ajudar a aquecer as juntas e músculos pode ajudar a prevenir estiramentos dolorosos e deslocamentos que causam estalos no cotovelo. Práticas de medicina alternativa, como tratamentos quiropráticos e acupuntura, podem ajudar a reduzir os estalos do cotovelo a partir do exercício, apesar de que alguém que esteja considerando tratamentos alternativos deva buscar aprovação do médico primeiro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...