on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer estampas no concreto

Atualizado em 20 julho, 2017

Estampagem é uma técnica de design para a adição de marcas sobre a superfície de uma laje de betão. Você pode usar a estampagem para criar a aparência de pedras e paralelepípedos ou adicionar uma textura para um efeito incomum. O concreto estampado pode ser feito com esteiras de estampagem construídas de maneira semelhante à dos pequenos selos de borracha usados ​​para a estampagem de tinta. Use as esteiras em concreto molhado para fazer impressões profundas e bem definidas.

Instruções

Aprenda a fazer estampas no concreto (concrete image by grafiker from Fotolia.com)
  1. Salpique o pigmento em pó para concreto sobre o concreto molhado e deixe-o descansar até que esteja pronto para a estampagem. Quando você pressiona o dedo no concreto molhado e o entalhe permanece no local, o concreto está pronto.

    Loading...
  2. Espalhe o agente desmoldante em pó sobre o concreto colorido para obter impressões limpas. Misture um 1,5 kg de pó para cada 30 metros quadrados de concreto que você estampar.

  3. Aplique uma camada fina de pó de agente desmoldante sobre as esteiras de estampagem e retire o excesso com um pincel. Aplique o pó sobre todos os sulcos e os cantos da esteira.

  4. Coloque a primeira esteira sobre o concreto molhado na posição desejada para a impressão da estampa. Bata suavemente na esteira com o martelo de plástico para transferir a estampa.

  5. Coloque uma segunda esteira ao lado da primeira e arrume-a antes de fixá-la como da primeira vez. Alinhe as esteiras para que a estampa flua continuamente.

  6. Levante a primeira esteira do cimento e volte a deitá-la do outro lado da segunda esteira, pressionando-a sobre o concreto. Em seguida, mova a segunda esteira para o lado da primeira. Continue movendo as esteiras uma de cada vez até que toda a laje de concreto esteja com a estampa.

  7. Deixe o concreto descansar até que fique definido e endurecido. Você pode então lavar o concreto usando a mangueira de jardim para limpar todo o agente desmoldante.

  8. Aplique uma camada fina e uniforme de selador transparente no concreto seco. Reaplique o produto a cada três anos para manter a boa aparência das estampas.

Loading...

Dicas

  • Você pode espalhar uma fina camada de 5 cm de cimento em uma laje existente para estampar concreto atual.

Aviso

  • Não deixe que o concreto fique muito seco antes carimbar as estampas ou você não conseguirá fazê-lo.

O que você precisa

  • Pigmento em pó para concreto
  • Agente desmoldante em pó
  • 2 esteiras para estampagem no concreto
  • Pincel
  • Marreta de plástico
  • Mangueira
  • Selador transparente para concreto

Referências

Loading ...
Loading ...