on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar estampas de frutas na decoração do lar

Reprodução Wikimedia Commons|domínio público

Introdução

Presentes também em peças de roupa, as estampas de frutas viraram tendência quando o assunto é decorar a casa. Essa nova onda tem a cara e a cor tropical do Brasil. Além de coloridas, elas dão um clima super descontraído ao ambiente. Nas lojas existem diversos itens dos mais diferentes materiais, e também há tecidos variados. As estampas podem ter uma ou várias frutas misturadas, dando mais cor à sua decoração. Libere a sua imaginação!

Martin Barraud/OJO Images/Getty Images

Divisórias de vidro

Como os apartamentos atuais apresentam menor área útil, a opção para substituir uma parede é colocar uma divisória de vidro, que ocupa menos espaço. Então, por que não enfeitá-la com um adesivo com estampa de frutas? Fica perfeito para separar a cozinha da área de serviço, tanto que o visual já é visto em apartamentos decorados. A estampa combina com o ambiente e destaca a divisória. Se preferir, opte por uma porta de vidro corrediça.

Reprodução www.overstock.com

Tapete na cozinha

Os tapetes são uma ótima opção para a decoração da cozinha, pois além de enfeitar, eles são úteis para evitar que a sujeira se espalhe. E por que não colocar tapetes com estampas de frutas? A cor predominante dele deve combinar com o resto da decoração da cozinha. A dica é colocar o tapete perto da pia, para evitar que a água caia no chão, e também na frente da geladeira.

Reprodução www.etsy.com

Jogo americano

O jogo americano também entrou na onda das estampas de frutas. Assim como o pano de prato, ele vem com as mais variadas estampas. A cores vivas nunca saem de moda, por isso é um ótimo investimento a aquisição de um jogo americano com desenho frutal. O material pode ser tecido ou plástico: ambos possuem ótima resistência e durabilidade.

Reprodução blog.spoonflower.com

Adesivo de parede

Os adesivos de parede com estampas de animais ou de plantas são comuns nos banheiros, mas estampas de frutas também vão bem na área do box. Se você deseja mudar a cara do ambiente, mas não tem dinheiro suficiente para uma reforma, a saída pode ser adesivar o box. Com o vidro transparente, a estampa de frutas ao fundo dá um ar diferente para o local e, quando o desenho apresenta água, combina ainda mais. Para completar, você pode utilizar um tapete de cor similar, dando harmonia ao ambiente.

Reprodução decoracion.facilisimo.com

Faixa de azulejo

As frutas também podem estampar o revestimento da parede da cozinha. É bem comum as paredes apresentarem um revestimento claro com uma faixa estampada de frutas entre um azulejo e outro. A decoração percorre toda a cozinha e dá destaque ao ambiente. Porém, é importante escolher uma estampa que agrade e não seja muito chocante, pois ela deverá permanecer por muitos anos no local e pode acontecer de o morador enjoar rapidamente do enfeite. Por isso, desenhos delicados e com cores discretas são mais recomendados para esse tipo de decoração, que é permanente.

Reprodução www.bygraziela.com

Jogo de cama

O jogo de cama com estampas de frutas traz um ar totalmente diferente para o quarto. E ele também pode ser utilizado no inverno, pois dá ao local a sensação de conforto e aconchego. A estampa pode fazer composição com outra de formato geométrico, proporcionando um design diferente e colorido. Ela pode ser vista em cores bem vibrantes em edredons, fronhas e lençóis. Para combinar, a cabeceira da cama pode ser feita de bambu ou de madeira, imprimindo um clima mais natural ao ambiente. Saia da mesmice de lençóis com estampas de flores e ouse com as estampas de frutas!

Reprodução Marcelo Romero|Society6

Almofada e abajur

Não é necessário gastar muito para redecorar sua sala de estar. Você pode comprar vários tecidos com estampas de frutas e encapar, além de almofadas, a cúpula do seu abajur. O metro desse tipo de tecido custa, em média, R$ 15. Compre um metro de algumas estampas e faça a festa! O recomendado é misturar estampas grandes com pequenas e cores bem diferentes. Com pouco trabalho e sem muito dinheiro é possível que sua sala fique mais alegre e descolada. Outra opção é usar estampas de frutas nos assentos das cadeiras da mesa de jantar: fica lindo e em linha com as tendências da moda.

ULTRA F/Photodisc/Getty Images

Vaso com frutas naturais ou artificiais

Muitas mesas apresentam vasos rasos com frutas de verdade, o que deixa o ambiente mais aconchegante. Esse enfeite é mais comum em casas do litoral, local com clima quente e paisagem natural. Porém, nem sempre achamos frutas bonitas para deixar à vista. Uma saída é utilizar frutas artificiais em um vaso de vidro ou madeira, que pode ser pequeno ou mais comprido. Dessa maneira, é possível abusar das cores cítricas e fazer uma combinação com os objetos decorativos do ambiente, como quadros, jogos americanos, guardanapos, etc.