Estampas em tecidos para edredons

Escrito por benna crawford | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estampas em tecidos para edredons
Tecidos estampados à mão personalizam um edredom (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Um edredom é uma colcha ou acolchoado com uma capa lavável que geralmente toma o lugar do lençol e cobertor. Ele é muito vistoso, e sua capa pode definir o tom da decoração de um quarto. Evite os desenhos convencionais usando uma estampa original, impressa na capa do edredom, através técnicas desenvolvidas por culturas tradicionais.

Outras pessoas estão lendo

Gyotaku

O Gyotaku, uma arte de gravura milenar japonesa inventada por pescadores para lembrar as suas capturas significativas, pode ser incorporado em um projeto de estampa em tecido para capa de edredom. O processo é incomum, mas simples: um peixe real -- não vivo -- torna-se a estampa. Limpe o peixe de um lado com álcool para higienizá-lo. Em seguida, pinte o lado limpo todo com tinta de tecido concentrada ou diluída. Coloque o tecido sobre o peixe e pressione-o com a mão, obtendo uma impressão detalhada sobre o tecido. Use um edredom de cor sólida ou lisa, de modo que a estampa apareça claramente. Estampe a imagem de um peixe médio ou grande na parte superior da capa, colocando algumas folhas de papel ou cartolina no seu interior, de modo que a cor não atravesse para o outro lado. Quando a tinta estiver seca, siga as instruções do fabricante para ajustá-la. Para tinta de tecido, aquecer a estampa com um secador de cabelo a fixará ao tecido.

Adinkra africana

A adinkra, arte africana de estamparia, usa alguns das centenas de símbolos gravados em cabaças para contar uma história. Uma história adinkra pode ser estampada ao redor da borda da capa de um edredom comprado; uma capa com pequenas estampas funcionará tão bem quanto uma de tecido liso, se a tinta compor um contraste forte de cores. A estampa adinkra tradicional pode ser de uma cor só, como imagens em preto sólido, ou em camadas complexas de cores que devem ser aplicadas em etapas e secas entre as aplicações. Os símbolos das cabaças entalhadas à mão são verdadeiras estampas adinkras, mas podem ser substituídos por escolha pessoal de símbolos disponíveis em imagens de estampas. Se estampar uma história em torno de toda a borda do edredom parece ambicioso demais, estampe alguns símbolos interessantes no centro do edredom e em uma fronha de travesseiro do respectivo jogo.

Estampa em cera

Estampar em cera é simples e produz desenhos de várias camadas em uma capa de edredom. Um tecido poroso com brilho natural como a seda funciona bem, mas qualquer material sem tratamento serve. A estampagem em cera requer uma estampa, uma mistura em partes iguais de parafina e cera de abelha, além de corante têxtil. Uma cortiça redonda ou letras de impressoras antigas dão boas estampas.

Comece tingindo toda a capa com uma cor clara. Quando ela secar, mergulhe a estampa na cera derretida e pressione-a na sua parte superior, aleatoriamente. Após a primeira estampa ter esfriado, pincele um corante de tecido de cor média ao longo de todo o desenho, e então, estampe a capa com cera novamente, sobrepondo algumas das estampas prontas. Uma camada adicional de corante em cor mais escura finaliza o processo. Passe a capa do edredom a ferro entre folhas de papel branco limpas para remover a cera, trocando o papel com frequência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível