×
Loading ...

Como fazer uma estante embutida tipo "home"

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma das vantagens das estantes embutidas tipo "home" é que você tem a liberdade de fazê-las como bem entender. Além de utilizar os cantos e recantos da parede ou outros detalhes arquitetônicos, você pode criar um espaço de vivência único com uma estante tipo “home” que é apropriada para sua casa. Também é possível economizar dinheiro ao fazer sua própria estante.

Instruções

Personalizar a sua própria estante ajuda a tornar qualquer sala de estar em um maravilhoso cinema em casa (Modern tastefully decorated living room image by MAXFX from Fotolia.com)
  1. Faça um esboço de como você deseja que a estante fique. Leve em consideração o local e como você pretende usá-lo. Tire as medidas do espaço. Também meça os aparelhos eletrônicos que você colocará na estante, projetando um espaço para cada um deles.

    Loading...
  2. Compre um armário baixo sem acabamento para cozinha ou banheiro para fazer a parte inferior da estante. Com isso, você eliminará metade do trabalho ao mesmo tempo em que terá uma base de boa qualidade para o móvel. Faça alguns buracos na parte posterior dos armários para passar os fios elétricos; para isso, utilize a serra tico-tico ou serra copo.

  3. Corte uma madeira compensada ou uma lâmina de aglomerado de madeira de 2,5 cm de espessura. Instale a lâmina sobre os armários para terminar a parte inferior da estante. Um pedaço de madeira compensada com 2,5 cm de espessura deve suportar o peso de uma televisão ou de outro equipamento. Para eliminar dúvidas, você pode utilizar um pedaço mais espesso ou instalar mais apoio dentro do armário.

  4. Corte o compensado folheado de bétula em painéis que formarão os lados verticais da parte superior da estante. Um painel vertical deve ficar em cada extremidade da estante. Qualquer painel adicional definirá o comprimento das prateleiras e dividirá a parte superior da unidade em sessões. Uma estante embutida tipo “home” geralmente tem três sessões. A parte do meio é a mais larga, e é onde a TV e grande parte dos eletrônicos fica alojada. As partes laterais geralmente são utilizadas para colocar DVDs, CDs e livros.

  5. Corte o compensado folheado de bétula em formato de prateleiras horizontais. O comprimento de cada prateleira será determinado pela distância que separa os painéis verticais montados. As prateleiras podem ser montadas com suportes para prateleira.

  6. Monte portas e gavetas no armário. Se quiser colocar portas na parte superior da estante, instale dobradiças na parte interna dos painéis verticais e prenda os painéis de madeira nas dobradiças. Caso deseje instalar portas de vidro, veja os tamanhos disponíveis de portas de vidro pré-fabricadas e instale os painéis verticais de forma a acomodar as portas.

Loading...

O que você precisa

  • Armários baixos
  • Madeira compensada com 2,5 cm de espessura
  • Parafusos
  • Parafusadeira
  • Sera tico-tico ou serra copo
  • 1,9 cm de compensado folheado de bétula
  • Serra circular ou de mesa

Referências

Loading ...
Loading ...