Mais
×

Como fazer estaquias de antúrios

Nativas dos trópicos, as plantas do gênero Anthurium precisam de condições úmidas e quentes para prosperar. Um antúrio pode ser gradualmente aclimatado à luz solar intensa. Essa exuberante planta adora escalar e, portanto, é importante fornecer suporte para as variedades de folhas grandes. As partes coloridas da planta são, na verdade, a espada e os espádices, Você pode facilmente propagar antúrios lançando mão da técnica de estaquia, produzindo estacas de plantas saudáveis e enraizando-as em água ou em um substrato estéril.

Instruções

As plantas podem ser facilmente propagadas através da estaquia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha plantas saudáveis para produzir mudas em qualquer época do ano. Variedades residentes em ambientes externos lidam melhor com a propagação durante os meses de verão, mas as cultivadas dentro de casa podem produzir estacas sempre que necessário ou quando a planta estiver grande demais para seu vaso.

  2. Esterilize uma faca afiada ou tesoura de poda com álcool para impedir o alastramento de bactérias da planta mãe. Vista luvas. Remova qualquer folhagem morta ou danificada antes de realizar os cortes.

  3. Seccione porções dos caules dos antúrios o mais próximo do caule principal possível. Várias estacas de 10cm a 15cm produzidas ao mesmo tempo darão melhores resultados quando se trata de propagar espécimes deste grupo.

  4. Coloque os cortes em um vaso de vidro com água, parcialmente submersos, para que as raízes se desenvolvam. Coloque o vaso de frente para uma janela aquecida e indiretamente iluminada. Antúrios sofrem em temperaturas inferiores a 20ºC.

  5. Propague as estacas de antúrios em pequenos vasos mergulhando as mudas em uma pequena quantia de hormônio de enraizamento. Coloque duas colheres de sopa de hormônio em um recipiente separado para que não se contamine o recipiente de hormônio com doenças inconspícuas até o momento.

  6. Coloque os vasos sobre um tapete elétrico em uma área sob luz solar indireta. Borrife diariamente, mas somente para que o solo se mantenha úmido. Aumente a umidade do meio colocando os vasos dentro de um recipiente com água. O calor do tapete causará a evaporação da água, aumentando a umidade do microclima. Uma vez desenvolvido um sistema radicular robusto, mova as plantas para vasos maiores e individuais.

Dicas

  • Descarte quaisquer plantas com sinais de queimaduras ou doenças. Sintomas dessas condições incluem o amarelamento das folhas e o seu enrolamento. Folhas afetadas também aparentam ter sido literalmente queimadas.

Aviso

  • A seiva de antúrios causa irritações cutâneas em algumas pessoas. Use luvas ao manusear os cortes. Todas as partes dos antúrios são venenosas; mantenha-as longe de crianças e animais.

O que você precisa

  • Álcool
  • Tesoura de poda ou faca afiada
  • Luvas protetoras
  • Hormônio de enraizamento
  • Tapete elétrico
  • Vaso para cultivo
  • Meio de cultivo estéril (mistura meio a meio de areia e turfa)
  • Jarro de vidro para enraizamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article