×
Loading ...

Esteiras com cheiro de queimado

Esteiras são uma boa maneira de se queimar calorias, mas se a sua estiver com um cheiro de queimado é sinal que ela precisa de manutenção. Nesses casos, é preciso fazer uma verificação completa dos principais componentes do aparelho. Desligue o aparelho antes de realizar tais tarefas. Siga as instruções de manutenção fornecidas pelo fabricante para minimizar os riscos de mau funcionamento da máquina.

Se a sua esteira apresentar cheiro de queimado, verifique imediatamente (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Manutenção do motor

O motor é uma causa comum para o cheiro de queimado de uma esteira. Com o tempo, ele pode ficar obstruído com sujeira, cabelo e outros detritos. Desligue a máquina e retire a tampa do motor, como indicado no manual. Utilize ar comprimido e um aspirador para limpar ao redor do motor e também as pás do ventilador. Em modelos mais baratos, tenha cuidado com o atrito excessivo, já que isso pode fazer com que os componentes de papelão dentro do motor sobreaqueçam.

Loading...

Verifique a plataforma

Manter adequadamente a faixa e a plataforma da sua esteira pode reduzir a quantidade de atrito e eletricidade estática que sua ela gera. Após a limpeza do motor, limpe a faixa, a plataforma e a parte inferior da máquina. Caso seja recomendado para o seu modelo de esteira, lubrifique a faixa e a plataforma. Se alguma dessas duas partes sofreu algum dano ou se esgotou, substitua as peças seguindo as orientações do fabricante.

Procurando por curto-circuitos

Se o seu motor, faixa e plataforma estiverem em boas condições de funcionamento, o cheiro de queimado pode ser oriundo de um curto-circuito no motor, painel ou fiação. O excesso de eletricidade estática pode causa o mal funcionamento dos componentes elétricos da sua esteira. Por isso, posicione-a em um tapete para que ele absorva o atrito e os detritos antes que eles se infiltrem no motor. Se você suspeita de um curto-circuito, chame um eletricista ou uma pessoa com experiência nesse tipo de conserto.

Precauções

Um cheiro de queimado vindo da sua esteira pode ser um problema pequeno que você mesmo pode consertar ou pode ser um problema maior, cujo reparo precisa ser realizado por um profissional qualificado. Siga sempre as orientações de resolução de problemas fornecidas pelo fabricante da sua esteira. Se você não conseguir determinar a origem do cheiro de queimado, interrompa o uso até que a esteira possa ser vistoriada por um profissional experiente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...