Como usar um estetoscópio de cabeça dupla

O sino na extremidade do estetoscópio é duplo

morguefile.com

Utilize um estetoscópio de cabeça dupla sem a confusão que geralmente acompanha o uso. Muitas vezes, o estetoscópio duplo é evitado porque as pessoas não estão familiarizadas com o seu uso, ou porque outro estetoscópio é simplesmente mais fácil de usar. Ajuste o estetoscópio para aumentar o conforto e maximizar a audição. Saiba quando usar o pequeno sino e o sino maior.

Sobre estetoscópio duplo

Step 1

Encaixe confortavelmente e eficientemente o fone em seu ouvido externo

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Limpe as peças de orelha de borracha nas extremidades das duas alças de metal utilizando álcool antes de inseri-las em seus ouvidos. Faça isso todas as vezes que ele for usado por outra pessoa ou puder ter sido contaminado. Aguarde até que o álcool seque. Separe os braços o suficiente para que as peças de ouvido possam deslizar para dentro do canal auditivo externo. Coloque as partes de ouvido confortavelmente no lugar. Se houver dor ou desconforto, interrompa o uso.

Step 2

Use estetoscópios de tamanho apropriado para sua cabeça

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não use um estetoscópio que tenha alças pressionando as partes de ouvido com muita força. Pressionar muito forte dentro do canal auditivo gera dor e indica que o estetoscópio pode ser muito pequeno. Corrija este problema e obtenha um estetoscópio de tamanho maior. Se o oposto é verdadeiro e as peças de orelha não estão com firmeza suficiente, obtenha um tamanho menor.

Step 3

Posicione os braços voltados para a região anterior do corpo

Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

Os braços do estetoscópio giram. Posicione os braços para que eles apontem ligeiramente para a frente (para região anterior do corpo), conforme eles entram no canal auditivo externo.

Step 4

Preparando os diferentes sinos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Pegue o sino duplo (que se parece com um duplo funil) do estetoscópio. Um dos lados tem uma membrana sobre ele (conhecido como diafragma) e o outro lado é aberto. Olhe dentro do sino aberto, que não tem diafragma. Olhe no ponto mais baixo dentro do funil, enquanto torce o conector de metal que prende o sino aos tubos. Note que na parte mais profunda do funil aberto existe um orifício que se abre e fecha conforme o conector é torcido (localizado entre o sino e os tubos de borracha). Quando o furo é aberto, o sino sem o diafragma está pronto para uso. Se o conector é torcido cento e oitenta graus, o sino com o diafragma está pronto para uso.

Step 5

Posicione o sino de forma correta para a escuta

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Pressione o sino firmemente na área de ouvir após o lado de escolha estar ativado de acordo com a posição correta do conector. Enquanto segura o tubo, posicione o dedo indicador sobre o centro do sino de costas para o paciente. Verifique o posicionamento do sino.

Step 6

Lados diferentes têm funções diferentes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use o sino menor para uma exploração mais focada do som em uma área menor. O sino menor também dá mais detalhes através da redução da área coberta e inibindo os sons ao redor que um sino maior iria pegar. Use o sino menor para distinguir entre os sons sutis em locais específicos, como um cardiologista ou outro profissional da área médica. Use o outro lado do sino (com o diafragma) para ouvir uma zona menos focada no interior da cavidade torácica.

eHow Brasil
×