×
Loading ...

Como esticar a lã encolhida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo mundo já passou pela experiência de lavar acidentalmente um suéter de lã. Quando a lã molha e é aquecida, suas fibras se unem e não se soltam, resultando em encolhimento (pode-se molhar ou aquecer a lã, mas nunca os dois ao mesmo tempo). Leia sobre como tentar reparar a situação.

Instruções

A lã pode encolher se for molhada e aquecida logo em seguida (wool image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)
  1. Mergulhe a roupa em uma banheira com uma mistura de condicionador e água. Com cuidado, puxe a peça para remodelá-la.

    Loading...
  2. Tente outro método, se isso não funcionar. Dissolva 30 g de borato de sódio (bórax) em 2 colheres de sopa de água quente, acrescente a mistura a 4 litros de água morna, mergulhe a peça e puxe-a para o formato adequado. Enxágue em 4 litros de água morna com 2 colheres de sopa de vinagre.

  3. Mergulhe a roupa em água morna com sabão neutro por mais ou menos dez minutos para desunir as fibras da lã. Estenda a peça em algumas toalhas e em local fresco, mas não enxágue. Você pode rolá-la pela toalha para absorver do excesso de água.

  4. Então, estique a peça de roupa até suas dimensões originais. Esse procedimento (também chamado de bloqueio) puxa as fibras separadas para longe umas das outras.

  5. Deixe que a roupa seque em qualquer um dos métodos mencionados anteriormente.

Loading...

Dicas

  • Preste atenção ao símbolo de "superlavagem", que indica que o produto de lã pode ser lavado na máquina, usando sabão neutro, e seco na secadora. Máquinas relativamente novas têm sido desenvolvidas para melhorar a lavabilidade da lã, tornando a fibra mais resistente à feltragem e encolhimento.

O que você precisa

  • Banheiras
  • Condicionador de cabelo
  • Água
  • Borato de sódio
  • Vinagre
  • Toalhas
Loading ...
Loading ...