Qual era o estilo artístico de Diego Rivera?

Escrito por rachel asher | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual era o estilo artístico de Diego Rivera?
Rivera é conhecido como o fundador da Mexicanidad (The Great City of Tenochtitlan by Diego Rivera: http://farm4.static.flickr.com/3087/2596276239_945dd5a79a.jpg, Picture 2: http://www.rositour.it/Arte/Rivera%20Diego/Rivera_The%20adoration%20of%20the%20Virgin.jpg)

Diego Rivera foi um artista famoso por seu trabalho no início do século XX. Ele nasceu no México, viveu na Europa por quase 20 anos e depois voltou ao seu país natal. Sua longa carreira como artista se resume a algumas influências-chave em seu estilo artístico: sua herança, o movimento de Arte Moderna em Paris e sua carreira posterior como muralista levaram a um estilo de arte conhecido como Mexicanidad.

Outras pessoas estão lendo

Cubismo em Paris

Diego Rivera foi para a Europa em 1907, onde estudou arte na Espanha e mudou-se para Paris. Picasso foi um contemporâneo de Rivera, e ele foi fortemente influenciado pelo período cubista de Picasso enquanto morou em Paris, criando trabalhos como "A adoração da virgem". Em 1913 e 1914, Rivera exibiu seus trabalhos inspirados no Cubismo e conheceu Picasso e Juan Gris na Société des Artistes Indépendants.

Qual era o estilo artístico de Diego Rivera?
As obras de Rivera refletem as tradições mexicanas

Muralismo nas Américas

Em 1912, Rivera voltou ao México. Ele foi contratado pelo presidente do México, José Vasconcelos, para criar murais em todo o país, em edifícios governamentais. Murais como "A grande cidade de Tenochtitlan" romantizavam a história mexicana e serviam para educar a população.

Influência indígena

A arte de Diego Rivera era fortemente influenciada pelo orgulho de sua herança. Quadros como "Mulher fazendo tortillas", que mostra uma mulher fazendo tortillas da mesma maneira como elas foram criadas ao longo da história do México, representam esta valorização de sua herança.

Um estilo influenciado por amigos e amantes

Enquanto pintava no México, Rivera se uniu a amigos artistas que refletiam um estilo similar ao seu: José Orozco e David Siqueiros em particular. Eles pintaram murais juntos, focando na herança mexicana e usando um estilo forte, que frequentemente achata três elementos dimensionais em duas dimensões, e representando objetos como maiores e mais resistentes do que são na realidade.

Em 1929, Rivera casou-se com Frida Kahlo, que tornou-se um nome familiar na arte mexicana contemporânea. Ela foi influenciada pelo estilo aparentemente simples de Rivera, e seu próprio trabalho refletia sua paixão por sua herança, seu estado psicológico e suas memórias.

Mexicanidad

Todas as influências citadas se reuniram para Rivera, e ele cunhou o termo Mexicanidad para se referir a este estilo de arte, do qual ele é conhecido como fundador. A Mexicanidad se apropria da cultura e da herança mexicanas, usa imagens grandes e robustas e pode aparecer em forma de mural. Orozco, Siqueiros e Kahlo referiam-se a si mesmos como artistas da Mexicanidad, o movimento que Diego Rivera criara.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível