on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Estilo hip hop nos anos 80

Atualizado em 17 abril, 2017

Para se entender o estilo hip hop dos anos 80, você deve entender o hip hop. Quando Afrika Bambaataa foi entrevistado pela revista "The Source", uma publicação popular sobre o assunto, ele compartilhou sua visão a respeito do hip hop no início deste movimento musical: "Hip hop é um movimento funk". Um movimento para se levantar e fazer algo - sacudir algo, se divertir. Paz, amor, unidade e diversão." Através do hip hop, Bambaataa era capaz de redirecionar membros de gangues a uma alternativa de expressão criativa, mostrando a eles como comunicar suas frustrações com a vida e política através da música, dança, arte e roupas.

As cores das roupas do hip hop dos anos 80 lembravam as cores da bandeira africana (South Africa image by bluefern from Fotolia.com)

Moda feminina

No final dos anos 80, o hip hop recebeu o primeiro grupo feminino de rap, o Salt-N-Pepa. Este grupo deu ao público feminino um caminho a ser percorrido pelo altamente influente movimento hip hop. Através das letras das músicas da dupla e sua escolha de roupas, as mulheres abraçaram o conceito de vestimentas sexy, confortáveis e ousadas. Saias e vestidos foram substituídos por calças legging justas e collants. Estas vestimentas mostravam as curvas do corpo e possuíam tiras para segurar as leggings dentro dos sapatos e embaixo dos pés. Desta forma, as mulheres podiam se movimentar livremente e sem desconforto algum. Como top, elas podiam usar uma camiseta larga ou uma jaqueta de couro sobre roupas justas. Para dar mais um toque de ousadia, elas usavam estas roupas em tons intensos de vermelho, verde, amarelo ou preto.

Loading...
As mulheres abraçaram o conceito de vestimentas sexy, confortáveis e ousadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Moda masculina

No início de 1983, um grupo de rap chamado Run-DMC surgiu no movimento hip hop. Este grupo foi o primeiro a trazer o hip hop de porões e esquinas para os shows e álbuns de platina. Suas letras eram influentes e seu estilo foi mimetizado. O grupo vestia calças jeans com pernas de corte reto e camisa preta ou roupas esportivas. Qualquer que fosse a roupa escolhida, a jaqueta de couro era indispensável, assim como um chapéu macio de inverno no formato de um cogumelo ou um chapéu de topo plano e um par de tênis Adidas branco. Para o homem do hip hop, o vestuário tinha que ser simples e interessante.

O vestuário era simples e interessante (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Cabelos

Nos anos 80, os homens adeptos do hip hop usavam cachos tipo Jheri ou topetes altos. Para as mulheres, as opções eram os cachos Jheri, cabelos tipo Bob ou o freeze. Os cachos Jheri deixavam os cabelos crespos e o produto usado no tratamento dos fios dava a eles uma aparência molhada. O topete alto era um estilo no qual os fios nas laterias da cabeça e atrás dela eram cortados baixo, deixando uma porção quadrada, quase uma torre no centro; este estilo é geralmente atribuído a Will Smith no papel que teve no filme "Um maluco no pedaço". O estilo Bob envolvia deixar os cabelos mais altos em um dos lados. O estilo freeze necessitava de aplicação de gel e vaporização que deixava os cabelos duros e ondulados, eretos no topo da cabeça das mulheres.

Cortes masculinos e femininos foram inspirados no hip hop (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Bijuterias

O visual hip hop dos anos 80 não estaria completo sem o uso de bijuterias douradas. Como um símbolo de riqueza, as peças usadas com qualquer vestimenta inspirada no hip hop precisavam ser grandes. Correntes ou cordões dourados e pesados tornaram-se populares entre homens e mulheres. As mulheres também usavam brincos enormes em formato de argolas ou quadrados dourados, chamados de "maçanetas de portas" devido ao seu tamanho.

Bijuterias grossas e pesadas foram inspiradas na África e tornaram-se popular na moda hip hop (bracelet en or image by Freddy Smeets from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...