O que é e como usar o estilo provençal em casa

Escrito por anna rangel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é e como usar o estilo provençal em casa
Varanda de apartamento em Villefranche, na França: o estilo provençal é conhecido por todo o mundo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Provença é uma região da França, localizada ao sul do país, e conhecida por seus campos de lavanda e intensa atividade vinícola. É de lá o estilo típico provençal que também se tornou famoso graças a seus traços leves e delicados e o uso de cores claras, paredes de pedra, portas e janelas de madeira e ferro e muitas flores. O uso de vistosas floreiras, com flores e folhagens típicas, e o desenho dos jardins, sempre privilegiando plantas aromáticas de clima temperado, como a lavanda, são algumas das referências tipicamente provençais. Ensinamos você a adaptar esse estilo na sua casa.

No seu jardim

As referências são variadas e, no Brasil, vale associar o estilo delicado francês com leves toques de folhagens tropicais que oferecem um divertido equilíbrio de orientações no planejamento paisagístico. Deixe a criatividade solta, mas a palavra de ordem é a leveza. No jardim, vale direcionar as atenções para uma grande árvore – uma jabuticabeira, por exemplo, pode servir muito bem. Como complemento, use plantas de cores “pastel”, como brancos e off-whites, púrpura claro e azuis leves. Já para rebater os tons claros de paredes e assentos, experimente o vermelho ou bordô.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
Um detalhe em cor viva pode dar um toque especial à área livre (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Cores claras e toques despojados

Um dos elementos mais famosos da arquitetura provençal é o uso de madeiras claras associadas a tons igualmente leves, como bege, verde, azul e rosa. Na foto, a parede de pedra, de construção tipicamente francesa, é contrastada com a madeira das janelas, pintada em tom azulado, e com as vistosas floreiras. Para decorar sua casa, que tal se inspirar nessas cores para compor um ambiente romântico? Utilize uma mesa de canto antiga e reforme-a, garantindo também uma grande economia durante a repaginação do cômodo. Móveis com pátina, que pode ser feita em casa, também funcionam muito bem.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
A combinação de cores das janelas e da parede é tipicamente provençal (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Delicadeza e simplicidade

A decoração da casa também é muito importante para compor um ambiente tipicamente provençal. Associe as características mais marcantes dessa região da França com os cômodos da sua casa. Na cozinha, invista em talheres e porcelana simples, brancas ou de tons leves. Deixe o moderno de lado, já que o estilo provençal traz referências e traços clássicos. Por isso, objetos com aspecto vintage são as melhores opções para compor com graça o ambiente. Você pode encontrar louças com inspiração provençal em lojas de utensílios de cozinha.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
Invista em porcelana de estampas e traços clássicos (belchonock/iStock/Getty Images)

Vime e madeira patinada são alternativas de decoração

Muito pode ser feito, sem gastar muito, para incrementar o ambiente dentro de casa. Por exemplo, vale investir em tecidos vaporosos, de fundo branco, que combinem estampas delicadas de flores. Cestos e baús de materiais como o vime podem ser uma alternativa para armazenar objetos pela casa com muito estilo. Experimente também versões pintadas de branco, que dão ainda mais leveza para o espaço. Elementos com cara de antigo também ficam lindos. Basta conhecer os principais antiquários e feiras em sua cidade para “garimpar” objetos vintage.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
Baús de vime podem ser excelentes para armazenar a bagunça da casa (Rayes/Photodisc/Getty Images)

Romantismo sem frescura

Há um quê de despojamento no estilo provençal. O uso de madeiras rústicas, mesmo que combinado a elementos, como papéis de parede e pisos de madeira mais refinados, traz um toque de despretensão que é fundamental para reproduzir o estilo da Provença. Se a ideia é reaproveitar os móveis, vale até mesmo combinar elementos mais antigos, como armários, cristaleiras rústicas e aparadores de bebidas, e investir em uma “recauchutagem”, como a pintura com tons vibrantes de azul, roxo, rosa e cor de menta ou a pátina em tons leves.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
Acessórios vistosos também podem compor um ambiente agradável e provençal (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Flores delicadas

A região francesa da Provença é conhecida por suas vistosas e aromáticas flores, como a lavanda. Esta é frequentemente usada como matéria-prima para perfumes, velas e sabonetes, além de outros produtos de higiene e beleza. Por isso, sempre invista em ambientes, externos ou internos, cheios de plantas e flores variadas. Os tons são os mais neutros possíveis, como verdes claros, em tom de menta, brancos, creme e off-white. Também são comuns na região as lavandas e jacintos. Para quebrar a monotonia, uma linda opção é o girassol, comum por toda a Europa.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
Lavandas e jacintos são as flores típicas da região (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Elementos “chic” para um toque de refinamento

Embora o estilo provençal tenha uma referência rústica muito forte, é possível se inspirar pelas referências de estilo da região e criar um ambiente mais refinado. Uma alternativa muito eficaz é o uso de papel de parede, que dá um aspecto delicadamente bem-acabado a qualquer ambiente. Vale até mesmo explorar diferentes estampas, como padronizações delicadas, listrados e até mesmo um leve xadrez, de tom e trama delicada. Equilibre o cômodo com objetos de madeira e use o ferro em suportes de mesas e cadeiras, aparadores e prateleiras.

O que é e como usar o estilo provençal em casa
A decoração provençal é meiga e levemente romântica (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível