Estilos de acabamento em madeira

Escrito por sara gentry | Traduzido por paulo vinícius santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de acabamento em madeira
O acabamento e as molduras são usados para esconder imperfeições nos cantos e juntas em torno de janelas e portas, teto e piso (Empty Room image by dwight9592 from Fotolia.com)

O acabamento e as molduras da sua casa são bem mais do que um belo toque decorativo. Eles escondem as juntas onde as paredes se encontram com pisos, janelas e teto. O acabamento pode ser feito com madeira maciça, a partir de peças curtas fixadas ou em uma versão polímero pintada. O acabamento interno vem em uma grande variedade de estilos, disponíveis em madeireiras e lojas de construção e reformas. Uma vez que as peças de acabamento já estão posicionadas, elas são fixadas com pregos de acabamento, cobertos com massa ou enchimento e então pintadas.

Outras pessoas estão lendo

Molduras do teto

O acabamento usado para esconder a junção entre as paredes e o teto pode ser uma simples aleta côncava ou convexa ou uma tradicional moldura de acabamento. Especialmente em casas históricas, as molduras de acabamento são extremamente complexas, ornamentadas e muito maiores do que as encontradas em uma loja de materiais para construção, às vezes descendo vários centímetros pela parede. Molduras muito elaboradas geralmente são feitas de gesso ou até mesmo metal. Em projetos minimalistas, industriais e utilitários construídos por empreiteiras altamente qualificadas, o drywall é lixado até a perfeição e a moldagem do teto geralmente é ausente.

Proteção de parede

Frequentemente encontrada em salas de jantar e cozinhas, a proteção de parede previne danos causados ​​pelo encosto das cadeiras. Geralmente ela é colocada de 84 a 89 cm acima do chão, e pode servir como uma transição entre revestimentos de parede: sejam painéis e pintura, papel de parede e pintura ou painéis e papel de parede. Tal como acontece como o acabamento do teto, a proteção pode ser muito simples ou mais ornamental.

Rodapés

O acabamento na base da parede esconde a área onde o piso e a parede se encontram. Às vezes, especialmente no caso de pisos de madeira, há uma brecha onde o piso não chega a encostar no drywall (um tipo de placa de gesso que geralmente compõe as paredes internas das casas). No caso de pisos acarpetados ou pisos de vinil, o rodapé fica sobre revestimento do chão e cobre as bordas. Alguns estilos de rodapé podem ser utilizados sozinhos, outros são sobrepostos com uma "sapata", que é uma peça menor de acabamento com normalmente um quarto de volta, o que dá ao design mais volume e atinge uma distância maior de piso. Embora seja mais comum, um rodapé sobreposto dá um visual mais personalizado para a casa.

Acabamento de portas e janelas

Ao contrário dos outros tipos de acabamento, que percorrem paredes inteiras e se encontram nos cantos, o das portas e janelas geralmente são mais fáceis de medir e cortar. Enquanto instalar o acabamento do teto, a proteção de parede e o rodapé envolvem cortar as molduras em ângulos exatos, as portas e janelas podem ser aparadas com cortes retos. Proprietários têm a opção de usar cortes muito simples de madeira ou comprar peças mais detalhadas. Cornijas podem ser usadas nos cantos para enfeitar. Em alguns casos, ao realizar o acabamento da janela, é possível adicionar peitoris. De qualquer forma, o acabamento das portas e janelas é um pouco maior e abrange o espaço entre batente ou ombreira e o drywall.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível