×
Loading ...

Estilos de aprendizagem de Gregorc

Atualizado em 22 julho, 2017

Anthony Gregorc basicamente prestou atenção ao modo com que as pessoas aprendem. Seu modelo de estilos de aprendizagem dá aos professores meios de considerar como a mente funciona e, assim, ajudar seus alunos a ter mais sucesso no aprendizado. Há quatro estilos básicos de aprendizagem e, embora uma pessoa possa apresentar características dos quatro estilos, a tendência é que o aprendiz tenha pontos fortes e estilos de aprendizado que se enquadram em uma categoria principal.

Aplicando esta teoria, tanto o professor como o aluno saem ganhando (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A teoria por trás do modelo

Há quatro principais modelos de aprendizado, de acordo com Gregorc. Há o estilo de percepção, que pode ser concreto ou abstrato e há o estilo de processamento, que pode ser sequencial ou aleatório. O estilo de percepção tem a ver com a maneira com que a pessoa percebe o mundo ao seu redor. Um aprendiz concreto aprende por meio de seus cinco sentidos, ao passo que o abstrato aprende por meio do pensamento abstrato. Ele pode visualizar e pensar além do óbvio, usando sua intuição e sua imaginação. O estilo de processamento tem a ver com a maneira com que a mente do aprendiz organiza as informações. O aprendiz sequencial organiza as informações passo a passo, logicamente, ao passo que o aprendiz aleatório organiza as informações unindo-as sem nenhuma ordem em particular.

Loading...

Aprendizes concretos-sequenciais

SUCESSO significa Ordem Sequência lógica Previsibilidade Fatos Ambiente estruturado Colegas confiáveis Instruções claras Ideias concretas Objetivos claros

DIFICULDADES incluem Trabalho em grupo Ambiente desorganizado Seguir instruções confusas Orientações para usar a imaginação Questões abertas, sem resposta certa ou errada Não ter objetivos definidos em uma discussão

Aprendizes concretos-aleatórios

SUCESSO significa Usar experimentos para encontrar soluções Correr riscos Usar sua intuição Trabalhar independentemente Competir com os demais Usar tentativa e erro para chegar a respostas

DIFICULDADES incluem Rotinas Limitações e restrições Não ter opções Relatos formais Escolher uma única resposta Manter registros detalhados Refazer algo que já foi feito Demonstrar esforço para chegar a uma resposta

Aprendizes abstratos-sequenciais

SUCESSO significa Usar a lógica para chegar a respostas Analisar antes de chegar a uma resposta Expressar sua opinião Ter oportunidade de trabalhar sozinho Trabalhar em ambientes estimulantes Ter fácil acesso a especialistas e referências

DIFICULDADES incluem Trabalhar com quem tem visões divergentes Expressar emoções Não monopolizar a conversa Pouco tempo Muitas regras específicas Repetição Ser diplomático com os outros

Aprendizes abstratos-aleatórios

SUCESSO significa Escutar os outros Focar nas questões Levar harmonia ao grupo Ter relações saudáveis com os demais Um ambiente personalizado Ter relações amigáveis Ter instruções amplas ou genéricas

DIFICULDADES incluem Competição Aceitar críticas (mesmo positivas) Ambiente limitador Detalhes exatos Explicar ou justificar sentimentos Trabalhar com pessoas autoritárias Trabalhar com pessoas antipáticas

Sucesso no aprendizado para todos

Concluindo, se identificarmos nosso próprio estilo de aprendizagem dominante, podemos ter mais sucesso, aprendendo por meio dele. Aprender seguindo este estilo é mais proveitoso, por ser mais fácil, de modo que aprender se torna mais fácil. Tanto o professor como o aluno saem ganhando. Obviamente, é o professor que deve criar diferentes situações e ambientes de aprendizado para os alunos de todos os quatro estilos, para que todos, e não uns poucos, tenham sucesso. Nenhuma criança vai ser deixada para trás, seguindo esta teoria.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...