Mais
×

Estilos de cabelo e roupas dos anos 80

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os anos 1980 são bem conhecidos por seu estilo peculiar de cabelos e roupas, especialmente para as mulheres com seus cabelos grandes e roupas brilhantes e coloridas. Graças à variedade no surgimento de novas redes de televisão, especialmente a MTV, as celebridades ditaram estilos que se espalharam como febre entre a população. Esta década foi liderada pela estilo fascinante da moda feminina.

O cabelo grande e a moda extravagante marcaram os anos 80 (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

O cabelo dos anos 80

Em todos os lugares, os cabelos femininos dos anos 80 eram geralmente grandes. Os permanentes foram populares neste período, o que dava aos cabelos cachos extras e volume. O uso de sprays modeladores, como o Acqua Net junto com o penteado backcombing — uma técnica na qual o cabelo é penteado na direção da razia com um pente fino para se ganhar volume — proporcionaram os visuais esvoaçantes que deram fama aos anos 80. A única exceção à tendência dos cabelos grandes foi o corte bem curto que também foi popular nesta década.

Moda das celebridades

Muito da tendências de roupas femininas nos anos 80 foram inspiradas em celebridades. Uma das mais famosas é Madonna, uma cantora cujo estilo ditou moda por todos os Estados Unidos. Saias de tule, luvas sem dedos, e joias religiosas pesadas foram algumas das tendências lançadas por ela. Jane Fonda iniciou uma nova tendência no vestuário da década com seus vídeos de exercícios, onde os trajes de ginástica ritmada, os maiôs modeladores e meias legwarm viraram parte da roupa do dia-a-dia.

Moda no trabalho

No escritório as mulheres conquistaram um espaço nunca visto e isto é mostrado na roupas que elas usavam. O traje feminino dos anos 80 imitava a moda masculina com ternos e ombreiras altas que faziam os ombros parecerem maiores. Os ternos eram sublimados com blusas de dobras largas e amarrotadas para dar um toque feminino.

O visual ''patricinha''

Outro estilo de roupa popular nos anos 80 foram conhecidos como o visual ''mauricinho / patricinha'', que incorporava tons pastéis nas calças e suéteres que eram sempre amarrados ao redor dos ombros. Para as mulheres, o estilo também incluía blusões longos e camisas de índigo. Tênis com cores vibrantes eram muito populares com este visual.

Tendências gerais de roupas

Poucas tendências comuns acompanhavam a vestimenta feminina dos anos 80. O cós dos jeans, calças, saias e shorts eram algos, ficando na linha natural da cintura. O índigo foi muito popular em saias, vestidos e jaquetas, já o couro foi uma opção muito difundida nestas peças e também nas calças. A barra subiu, fazendo a minissaia mais moderna e as roupas eram comumente coloridas, indo de cores pastéis ao vermelho neon.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article