×
Loading ...

Estilos de cabelo usados por mulheres negras na década de 70

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os anos 70 foram uma época de grande liberdade para assumir o seu natural, o que se refletiu nos penteados das mulheres negras durante essa década. Em vez de tentar imitar as suas colegas brancas, pela primeira vez as mulheres negras começaram a deixar o cabelo natural, mostrando as suas raízes culturais. Os movimentos Black Power e orgulho negro ajudaram a popularizar esses visuais naturais.

Mulher negra com cabelos naturais (Ridofranz/iStock/Getty Images)

Cabelo afro

O cabelo afro era um símbolo de liberdade dos anos 70, especialmente para as mulheres negras. Esse estilo é caracterizado por um círculo armado de cabelos crespos e grossos ao redor da cabeça. Em vez de tentar alisar ou passar ferro quente em seus cabelos, muitas mulheres negras deixaram a textura do cabelo natural, deixando-o assumir a sua forma. Isso fez com que os cabelos afros ficassem muito altos, como evidenciado pelo enorme Black Power usado por Angela Davis, ativista política e professora. Para mulheres e homens negros, o cabelo afro natural também era um símbolo de orgulho de sua herança.

Loading...
Cabelo afro (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Trancinhas

As trancinhas foram outro penteado comum para as mulheres negras na década de 70. As tranças finas e pequenas levavam horas para serem feitas e foram muitas vezes enfeitadas com pérolas, penas e outros acessórios. Elas começam a ser feitas próximo do couro cabeludo enquanto as suas pontas ficam penduradas ou são puxadas para trás em um rabo de cavalo. As trancinhas eram definitivamente uma referência às origens africanas. Esse penteado tem sido utilizado por séculos na África.

Penteado com trancinhas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dreads

Os dreads também retomam as origens africanas - o penteado remonta a África antiga. Porém, o aparecimento de cabelos no estilo dreads na década de 70 vieram dos rastafáris da Jamaica. A popularidade da música reggae, graças a ícones como Bob Marley, popularizou esse etilo de cabelo. O estilo rastafári, também conhecido como "dreads", são mechas de cabelo enroladas que começam a ser trabalhadas perto do couro cabeludo e depois ficam soltas ao longo da cabeça. Os dreads foram muitas vezes usados em um rabo de cavalo, em um coque ou outro penteado. Os dreads compridos levavam anos para crescer.

Cabelo com dreads (Purestock/Purestock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...