Estilos de corte e tosa para o spitz alemão

Escrito por williamd | Traduzido por christian avila
Estilos de corte e tosa para o spitz alemão
Cuidar de um spitz alemão exige manter sua pelagem saudável (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

O spitz alemão é um cachorrinho pequeno, inteligente e corajoso. A pele desta raça é longa e duplamente revestida revestimento e deve ser regularmente tosada para manter o animal saudável. Há estilos específicos para o spitz alemão que podem melhorar a aparência do cão e mantê-lo fresco no verão. No entanto, é interessante notar que a tosar ou cortar o pelo dessa raça curto demais pode ser prejudicial para a saúde da pele e a aparência do pelo quando ele crescer novamente.

O corte leão

Esse corte popular de verão envolve tosar o corpo do cão e deixar o peito, a cabeça e o pescoço com pelo longo de forma que lembre a juba de um leão. A cauda também é curta, assim como a do rei da selva. Esse estilo deixará o cachorro mais refrescado em temperaturas mais quentes. Porém, alguns profissionais de tosa não o recomendam porque ele exige que raspe o pelo, o que afetará a habilidade dele crescer e ficar como antes, em uma condição saudável. Esse corte necessita de uma máquina elétrica e um pouco de habilidade.

Aparência raspada

Alguns donos de spitz alemães raspam completamente o pelo dos animais. Mais uma vez, vale a pena observar os possíveis efeitos colaterais de ter este corte na pele, porque assim como o estilo leão, o pelo cortado não crescerá de volta a sua condição original. O pelo do animal pode voltar a crescer em espaços aleatórios ou encravar e causar desconforto. Já que o cão não tem mais o preenchimento que pelo longo proporciona, ele também pode se tornar suscetível a desenvolver feridas nas pernas ou em outras áreas quando estiver deitado. Alergias de pele também se agravarão porque ela fica expostas.

Estilo ursinho de pelúcia

Esse corte é frequentemente recomendando por profissionais para os splitz alemães durante os meses de verão. Ele apara o pelo no corpo inteiro do cão para criar um corte curto, mas sem os extremos de uma remoção completa. Também é um estilo que demanda muito tempo e é melhor realizado por um tosador profissional para uma melhor aparência. Em geral esse estilo é feito com o uso de tesouras e uma máquina elétrica.

Naturalmente tosado

Spitz alemães tem o pelo naturalmente grosso, o que dá à raça seu aspecto característico. Alguns proprietários podem preferir não raspar ou cortar o pelo, mantendo-o longa e natural. Isso ainda requer cuidados regulares. O pelo deve ser escovado diariamente para remover os enredados e manter a pelagem limpa. Os excessos podem ser cortados da face, rabo, interior das orelhas e das partes inferiores das patas com tesouras pequenas de ponta redonda a cada duas semanas. Apare as unhas dos pés de forma rotineira. O pelo em torno do ânus do cão pode ser cortado ou raspado suavemente (não até a pele) para manter a área limpa.