Mais
×

Estilos de design de telhados "quatro águas"

Atualizado em 17 abril, 2017

Em casas de madeira de alguns países, você pode observar a presença de telhados duas águas, isto é, o telhado com duas inclinações planas que se encontram no topo. Os telhados do tipo quatro águas, que inclui os estilos simples, em pirâmide, cruzado e meio-cruzado, não são feitos de dois lados iguais: geralmente, eles possuem quatro lados -- duas pirâmides e dois polígonos .

Design de quatro águas têm menos chances de sofrer danos por furacões, ventos fortes ou neve pesada (roof image by Andrzej Włodarczyk from Fotolia.com)

Simples

Escolha um design de quatro águas simples para seu telhado, se você mora em uma área conhecida por ter ventos fortes, para que não tenha que se preocupar com o vento danificando ou levantando os materiais do telhado, e jogando-os para longe da casa.

Também é bom escolher esse estilo se sua casa é uma estrutura na qual dois lados são mais compridos que os outros dois, já que as formas poligonais se encaixarão nos lados mais largos e os lados menores serão a companhia da porção triangular do telhado.

Pirâmide

Coloque um telhado pirâmide quatro águas em sua casa se todos os quatro lados possuem o mesmo comprimento. Esse estilo de design de telhado quatro águas consiste de uma pirâmide para cada lado da casa, se inclinando para o alto até que todos os lados se encontrem num ponto específico no topo de sua casa. Os designs de pirâmide quatro águas, assim como outros estilos do tipo quatro águas, são recomendados em áreas geográficas que experimentam furacões. Isso porque o ângulo íngreme do design de pirâmide quatro águas faz com que fique difícil que os ventos fortes de furacões passem por debaixo das telhas em tal ângulo, de acordo com o site Roof 101.

Cruzado

Sua casa pode não ser do típico formato quadrado. Ela pode ter a estrutura base padrão com uma seção adicional distante do resto da casa, similar ao formato das letras "L" ou "T". Se for o caso, coloque um telhado com design quatro águas cruzado nesse tipo de casa. Assim como os designs simples e em pirâmide, o cruzado evita que ventos fortes ou furacões arranquem o teto de seu lar. Além disso, o estilo cruzado, assim como os outros estilos quatro águas, são boas pedidas para pessoas que estão construindo casas em áreas com luz do sol muito forte ou grande quantidade de neve, já que seus formatos diferenciados protegem a casa desses elementos com mais eficiência.

Estilos de design de telhados quatro águas cruzados não possuem apenas dois triângulos e dois polígonos. Eles também possuem uma seção de telhado adicional chamada "vale". Esta seção se conecta aos dois telhados enquanto mantém o design de quatro águas.

Meio-cruzado

O design de telhado quatro águas meio-cruzado se parece muito com o design simples nos dois lados mais compridos, com sobras em cada lado. Mas é diferente nos lados menores, lembrando mais o design duas águas. Os dois lados curtos possuem calhas, oferecendo proteção contra a chuva.

Tanto o meio-cruzado quanto os outros tipos de telhados quatro águas possuem algumas desvantagens em comum: oferecem pouco espaço no sótão e dificultam a movimentação de agentes de reparos que precisam trabalhar nesse espaço limitado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article