×
Loading ...

Estilos de grafite de rua

Atualizado em 21 novembro, 2016

O grafite evoluiu para uma forma de arte. Os pioneiros da "arte de rua", armados de marcadores, pincéis ou latas de tinta spray, ganharam reputação por todo o mundo como artistas talentosos. Desconhecido por muitos, no entanto, é o fato de que há muitos estilos diferentes da arte do grafite.

O grafite evoluiu para uma forma de arte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Grafite Cholo

O grafite Cholo é o estilo que os membros de gangues em Los Angeles usavam durante os anos quarenta para definir seu território. Eles usavam as prestigiosas letras Old English, que pintavam com pincel -- antes de existirem latas de spray aerossol. Chaz Bojorquez, um grafiteiro atual e pioneiro da arte de rua de Los Angeles, usa esse estilo.

Loading...
O estilo de grafite Cholo usa letras Old English (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estilo hip hop

Durante os últimos anos da década de 1960 e os primeiros da década de 1970, a cidade de Nova Iorque se tornou o centro da cena de arte de rua, quando emergiu um estilo de grafite hip-hop. Esse estilo valoriza o fato de ser original e os artistas usam letras cursivas livres em diferentes cores para refletir a sua personalidade. Mais tarde, à medida que esse modelo evoluiu, os artistas começaram a usar letras bolha e de imprensa, em um esforço para mostrar mais individualidade e criatividade.

As letras simples do grafite evoluíram para desenhos mais complexos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Estêncil vazado

Embora muitos outros estilos de grafite refiram-se a escrever o próprio nome ou o "nome das gangues" nos muros, a arte de rua também apresenta imagens. Às vezes, um artista do grafite escolhe uma imagem pessoal como logo para marcar nas paredes em lugar do nome. O artista cria um estêncil do seu desenho, que pode ser reproduzido em muitos lugares rapidamente, usando uma lata de tinta spray.

Estilo selvagem

Em vez de palavras legíveis, os grafiteiros do "estilo selvagem" pintam, de maneira mais abstrata, desenhos complexos apresentando muitos símbolos integrados. São usadas muitas cores e camadas, juntamente com flechas, redemoinhos, curvas e elementos 3-D -- elevando uma simples "marca" a uma obra de arte sofisticada. Vários artistas na cidade de Nova Iorque são os pioneiros desse estilo, que se tornou muito popular por todo o mundo.

O estilo selvagem de grafite combina vários elementos e muitas cores (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...