Estilos de lutas com armas

Escrito por dane gregos | Traduzido por rodrigo andréa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de lutas com armas
Os monges Shaolin vêm aperfeiçoando seus métodos com bastão desde a Dinastia Ming (shaolin kungfu image by Liu xiang from Fotolia.com)

Dentre os numerosos estilos de luta com armas, existem vários que têm profundas raízes históricas e enfatizam virtudes tradicionais ou religiosas. A china e o japão em particular têm uma rica história no que tange à prática de artes marciais que inclui o domínio de armas, que um dia foi preponderante na defesa da nação ou de casa. Muitos praticantes de artes marciais pelo mundo perpetuam as tradições antigas e dedicam várias horas aperfeiçoando suas habilidades com armas e dominando sua arte

Outras pessoas estão lendo

Bastão Shaolin

Os monges budistas de um templo Shaolin na província de Henan, na China, são bastante conhecidos por suas práticas com armas, mas o bastão é o mais usado dentre as armas nas artes marciais Shaolin. Os mesmos começaram a sistematizar os métodos com o bastão desde que começou a Dinastia Ming, de acordo com o professor Meir Shahar, da Universidade de Tel Aviv. O bastão é preferido dentre as as outras armas normais -não violentas- usadas pelos monges por causa de sua natureza prática e por causa do uso cotidiano. A maioria dos bastões são feitos de uma madeira especial chinesa. Porém, ele pode ser feito de qualquer coisa, como por exemplo de um cabo de vassoura. As técnicas Shaolin com bastões envolvem um forte uso de poder externo no que se refere a golpear, balançar, esmagar e desarmar. Os métodos requerem flexibilidade, força e destreza.

Wudang Jian

A montanha Wudang é uma montanha Taoista sagrada e famosa por suas artes marciais. O Kung Fu Wudang é famoso pelos seus métodos com espadas, e foi feito famoso no ocidente por ''Ang Lee'', um filme de artes marciais ''O tigre e o Dragão'' (crouching tiger, hidden dragon). A jian usado na maior parte do manejo Wudang é leve, rápida e possui uma lâmina de dois gumes com a ponta ligeiramente flexível. Por causa da leveza, a jian pode ser segurada com apenas uma das mãos, o que permite que o espadachim mantenha o a maior parte do seu corpo longe do seu competidor, mantendo-o assim, protegido. O manejo da espada Wudang é fluido, gracioso e possui regras flexíveis. Essa liberdade permite ao praticante do Wudang ultrapassar barreiras e ser mais criativo com o manejo. Na montanha de Wudang, os mestres de Kung Fu dizem que pode levar até 30 anos para verdadeiramente aperfeiçoar os métodos Wudang com a jian.

Estilos de lutas com armas
O Wudang jian foi desenvolvido na montanha Wudang, uma das montanhas sagradas do Taoismo (life balance image by Liu xiang from Fotolia.com)

Kendo

Em japonês, Kendo significa ''o caminho da espada''. Uma antiga arte marcial japonesa, o Kendo possui raízes no Kenjustu, a arte da espada praticada pelo samurai. Os praticantes de Kendo, conhecido como ''Kenshi'', começa seus estudos usando uma espada feita de carvalho, chamada de ''bikken''. Conforme avança nos seus estudos, mudam para a ''shinai'', que é feita de bambu e usada primariamente para praticar sparring. Quando um guerreiro está pronto, ele pode usar uma espada de verdade. Como muitas espadas japonesas como a katana têm lâmina única, as técnicas de kendo focam em cortes em vez de estocadas.O bloqueio e a defesa são parte importante do treinamento de kendo. A espada é normalmente segurada com amas as mãos. Apesar do foco marcial, o kendo se baseia bastante nas virtudes de Bushido, como bravura, honra, auto-disciplina, lealdade e aceitação da morte.

Estilos de lutas com armas
Os praticantes de Kendo, os Kenshis, usam shinai durante o treinamento de sparring (Kendo Round 1 Fight image by Infs from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível