Mais
×

Estilos de peitoril de janela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O peitoril é a viga horizontal que fica embaixo da janela fechada, formando a base da moldura. As pessoas o usam tanto nas partes de dentro, quanto de fora. Em muitos casos eles sobressaem e proveem uma pequena superfície horizontal para plantas e outros itens. Se você está considerando instalar ou substituir parapeitos de janelas, há vários estilos a serem escolhidos.

Um parapeito de madeira (Two tomatoes lies on the window. image by Elena_Pazhina from Fotolia.com)

Pedra

Parapeitos de pedra natural são estilos populares de peitoril para o interior e o exterior das janelas. Calcário é uma das melhores opções de parapeitos, uma vez que é denso, rígido e durável, de acordo com Aryad Stone. Para espaço interno, granito e mármore são comuns em banheiros, já que eles ajudam a mostrar uma atmosfera luxuosa, além de ser fácil de limpar e resistente a vapor e toalhas úmidas.

Tijolo

Peitoris de tijolo são quase totalmente reservados para a parte externa da janela. De acordo com Marble Thresholds, eles são melhores aproveitados em climas secos, já que a chuva pode penetrar neles e vazar para dentro de sua casa. Para prevenir problemas com umidade, você pode usar um material de acabamento à prova d'água, que vai cobrir a divisão onde o parapeito encontra a janela.

Madeira

Você pode usar madeira na aplicação de parapeitos no interior e exterior da janela. Entretanto, você precisará inspecionar a parte externa anualmente e aplicar massa em qualquer rachadura. Você também pode aplicar uma cobertura nova de selante resistente à água. Madeira de lei, como carvalho e castanheiro, ainda são algumas das melhores opções e vão prover texturas ricas. Em geral, peitoris de madeira são um estilo bem flexível, já que você pode envernizá-los, pintá-los e, caso contrário, tratá-los para obter o tom, cor ou brilho desejado. Entretanto, eles não são tão duráveis ou resistentes à água em comparação com seus equivalentes de pedra natural.

PVC

Parapeitos de cloreto de polivinila (PVC) são feitos de resina sintética. Apesar de representarem uma alternativa mais barata e, às vezes, mais durável que a madeira, eles têm tendencia a juntar mofo em lúgares úmidos, como área externa, cozinhas e banheiros.

Azulejos

Uma maneira de decorar e proteger um parapeito suave ou vulnerável é cobri-lo com azulejos. Você pode expressar sua criatividade usando peças de diferentes cores e modelos, enquanto adiciona, simultaneamente, uma camada à prova de água ao material do peitoril. Azulejos de cerâmica e vidro são as opções mais populares. Uma de suas desvantagens, entretanto, é que eles tendem a rachar quando atingidos com força bruta ou objetos pesados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article