Estilos de penteados e cuidados com o cabelo nas culturas chinesas

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de penteados e cuidados com o cabelo nas culturas chinesas
Muitas pessoas modernas chinesas usam métodos ocidentais para o cabelo, mas algumas mantêm o uso de técnicas tradicionais (charming woman image by chinatiger from Fotolia.com)

A China tem costumes de preparação e cuidado dos cabelos que são distintos das práticas ocidentais, embora muitos povos modernos chineses agora sigam uma rotina semelhante à americana. O cuidado do chinês tradicional com os cabelos centra-se no equilíbrio das energias no corpo com o uso de materiais naturais, como gengibre e ervas, e penteados cuidadosos. Esses métodos podem fornecer uma alternativa útil para os ocidentais que acham que seu estilo de cuidado com os cabelos está prejudicando seus fios.

Outras pessoas estão lendo

Significado

De acordo com a Encyclopedia of Hair, o cabelo é tradicionalmente considerado, na China, uma parte significativa da aparência. A negligência com esses cuidados pode significar doenças graves ou enfermidade. Cortar o cabelo pode ser considerado desrespeitoso e uma desfiguração, pois o Confucionismo considera o corpo um presente dos pais. No entanto, é tradicional raspar o cabelo de uma criança nos primeiros meses de vida. Eles acreditam que isso estimula o crescimento de um cabelo mais espesso e resistente. Estilos antigos tendem a incentivar o cabelo comprido, mas a China é composta de muitos grupos étnicos e as técnicas de cuidado do cabelo podem variar significativamente dentro do país.

Penteado

A arrumação do cabelo é considerada muito importante na China. Tradicionalmente, o cabelo é desembaraçado regularmente, com até 500 passadas de pente. Os pentes de chifre de rinocerontes foram projetados ​​para remover o excesso de calor e as toxinas do topo da cabeça, podendo ser usados no tratamento da perda de cabelo, aridez ou dores de cabeça. Em geral, esses pentes não estão mais em uso. Hoje, são utilizados pentes de chifre de carneiro e de boi. O penteado extensivo ainda é praticado por mulheres chinesas tradicionais que usam o cabelo muito longo.

Gengibre

Suco de gengibre ou gengibre fresco cortado podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento saudável do cabelo. Pensa-se que a sensação de formigamento estimula o fluxo de sangue para o couro cabeludo e previne a queda de cabelo associada ao envelhecimento. Vinagre, suco de urtiga e pimentas vermelhas embebidas em vinho também são utilizados, pois seus elementos "picantes" promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como faz o gengibre.

Dieta

Nozes, sementes de gergelim preto e feijão preto ajudam na manutenção de cabelo escuro brilhante e retardamento do envelhecimento. O Dr. Ni Maoshing recomenda óleo de linhaça, óleo de gergelim, óleo de coco virgem e abacate para pessoas com cabelos grisalhos ou com queda de cabelo. Outros alimentos ricos em ácidos graxos essenciais também podem ser benéficos. A medicina tradicional chinesa afirma que os problemas de fígado são a fonte da perda de cabelo e que os tratamentos à base de plantas, como raiz de alcaçuz cozida, peônia vermelha e casca de canela podem ajudar a restaurar o equilíbrio interno do organismo.

Água de arroz

Mulheres em Huangluo, na China, bem como em todo o Sudeste da Ásia, tradicionalmente evitam o xampu. Em vez disso, elas lavam os cabelos uma vez a cada dois ou três dias com a água que foi anteriormente usada na lavagem do arroz. A água de arroz também é utilizada no rosto e acredita-se que ela retarda o envelhecimento. Suas propriedades úteis podem ser devidas a antioxidantes naturalmente presentes no arroz ou simplesmente à sua temperatura fria que estimula a suavidade dos folículos capilares e poros menores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível