Estilos e tradições dos anos 70

Escrito por mei yau | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos e tradições dos anos 70
A juventude dos anos 70 ficou conhecida por usar roupas com estampas psicodélicas e participar de protestos contra a guerra (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os anos 70 foram uma época bastante relevante nos EUA. As mudanças políticas, sociais e econômicas nesse período influenciaram a maneira como as pessoas agiam e se vestiam nessa década. A América também enfrentou uma recessão global impulsionada por uma crise de energia, aumento das taxas de desemprego, e uma grande quantidade de movimentos gay e feministas. Convenções foram desafiadas e normas, questionadas. Tom Wolfe denominou adequadamente os anos 70 de década do "Eu" e todos os diferentes "eus" queriam chegar à frente.

Outras pessoas estão lendo

Disco

A discoteca era originalmente um lugar onde os homens gays podiam se expressar livremente sem os olhares indiscretos da sociedade. Nos anos 70, a cultura disco se tornou aberta a todos, sem preconceito de sexualidade. John Travolta, no seu terno terno icônico branco de poliéster e cabelo com gel, que ele usou para o filme "Embalos de Sábado à Noite", em 1977, inspirou uma nova mudança na moda dos homens. Garotos da faculdade começaram a usar calças esportivas coladas, camisas rasgadas, sapatos plataforma e cabelo com gel ou mousse.

Glamour do Rock

Roqueiros glamurosos impressionaram o mundo da música e da moda com seus ternos colados, acessórios psicodélicos e maquiagem escandalosa. O roqueiro glamuroso mais popular foi David Bowie, também chamado de Ziggy Stardust, e conhecido por seus ternos brilhantes e cabelo vermelho arrepiado igual de galo. Outros ícones glamurosos da época eram Elton John, que tornou óculos enormes e brilhantes uma moda, e Nona Hendryx, que era famosa por seus ternos apertados com muito enchimento. Eles eram idolatrados e imitados por jovens que queriam ser parte do grupo contestador.

Punk

Como David Bowie estava criando Ziggy Stardust, estilistas britânicos como Vivienne Westwood e Malcom McLaren estavam lucrando com outro estilo de cultura contestadora, criado por Richard Hell. O punk era marca registrada da banda Sex Pistols. O vocalista Johnny Lyndon, também conhecido como Johnny Rotten, ostentava o cabelo curto e arrepiado típico da moda punk. O estilo punk clássico incluía couro com tachas, roupas desmanteladas arrumadas com alfinetes grandes, correntes de lavatório, e corte assimétrico, cabelo colorido artificialmente, dentre outros.

Roupa de ginástica

As pessoas se tornaram muito conscientes em relação à saúde nos anos 70. Dieta e exercícios físicos se tornaram partes muito importantes do estilo de vida americano, motivando empresas alimentícias a criar versões de baixa gordura dos seus produtos e revistas a publicarem edições relacionadas à saúde. Roupas de ginástica, principalmente o traje listrado de ginástica e uma bandana combinando, tornaram-se moda para usar de dia e em festas à noite. Isso foi acompanhado por uma onda de calçados de esportes deixando sua marca definitiva com seus logos, liderados pela Nike, Converse Star e pela listra tripla da Adidas.

Jeans

Levi Strauss foi uma figura importante para tornar o jeans extremamente popular. Seu concurso de arte jeans de 1973 teve mais de 2 000 inscrições de 49 estados dos EUA e outros países. Homens e mulheres usavam jeans boca de sino customizados com botões, strass e estampas a ferro. Até jeans desbotado, que significava um desgaste natural devido ao trabalho duro, virou uma tendência. Eventualmente, jeans personalizados foram substituídos por jeans simples, de perna justa, feitos por estilistas como Calvin Klein e Gloria Vanderbilt.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível