×
Loading ...

Como estimar o consumo de combustível em uma lancha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora o consumo de combustível de um barco seja normalmente calculado de acordo com a quantidade de litros que a embarcação usa, é possível converter essa escala de "quilômetros por litro" com um pouco de conhecimento básico e simples cálculos matemáticos. Para os barcos que operam com motor a gasolina, o cálculo requer apenas saber a potência do motor. Para os barcos que usam diesel primordialmente, é necessário saber o número de cilindros do motor.

Instruções

Um barco a vela sem motor apresenta o melhor consumo (bateau3 image by Cyril Comtat from Fotolia.com)

    Calculando o tempo de viagem

  1. Coloque uma régua paralela por cima de um mapa, com a borda de cima posicionada tanto no destino quanto no ponto de partida. Coloque uma ponta do compasso em um dos pontos de marcação do lado direito do mapa. Abra o compasso, colocando a segunda ponta a 10 casas de distância do primeiro ponto -- cada casa representa 1 milha náutica.

    Loading...
  2. Coloque o compasso por cima do mapa, com ambas as pontas encostando levemente nas pontas da régua paralela. "Caminhe" com o compasso, ao longo da régua, entre o ponto de partida e o destino, contando o número de vezes que você precisa girar o compasso. Se o último giro deixar o compasso além do destino, mova o segundo ponto até a posição final. Coloque o compasso junto à escala na lateral do mapa e conte o número de casas.

  3. Multiplique o número de giros por 10, depois some o número de casas. Divida o resultado pela velocidade máxima do seu barco. O resultado será o número de horas necessárias para viajar até o destino.

    Convertendo tempo de viagem em quilometragem

  1. Multiplique o número de cavalos do motor do barco por 0,4 e por 0,45, que é o consumo médio de combustível para um motor náutico a gasolina em velocidade máxima.

  2. Divida o resultado por 0,7, que é o peso de um litro de gasolina em quilos. O resultado será o número de galões por hora que o barco deve usar. Por exemplo, se o barco tiver um motor com 5 cavalos: 0,45 x 5 = 2,25 kg de gasolina por hora, dividido por 0,7, que garante um consumo de cerca de 3,2 L por hora, em velocidade máxima.

  3. Multiplique o número de litros que o barco usa por hora pelo número de horas necessárias para chegar ao destino. Esse será o total de combustível usado. Divida o número de milhas náuticas até o destino pelo consumo de combustível. O resultado será o número de litros de combustível que seu barco gastará por quilômetro, em velocidade máxima. Se o seu destino estiver a quatro horas de distância, multiplique 3,2 por 4, que significa que gastará cerca de 12,8 L. Se a viagem for de 19 km, divida 19 por 12,8 para descobrir o consumo: 1,48 km/L.

  4. Multiplique o número de cilindros do motor pelo número de horas de viagem, caso seu barco seja a diesel.

Loading...

Aviso

  • Ao medir a distância até o destino, lembre-se de que o GPS não proverá uma estimativa de tempo de viagem até o destino, a não ser que você esteja em movimento.

O que você precisa

  • Régua paralela
  • Compasso

Referências

Loading ...
Loading ...