Como estimar fluxo de caixa futuro

Escrito por chirantan basu | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como estimar fluxo de caixa futuro
Previsão de fluxo de caixa para períodos futuros inclui pensar no crescimento do mercado e nas mudanças de hábitos dos consumidores (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Fluxo de caixa é a diferença entre as entradas e saídas de dinheiro. Um fluxo positivo significa que o negócio tem fundos suficientes para pagar as contas. As empresas estimam esse valor por várias razões, como avaliar alternativas de projetos de investimento ou valores de potenciais aquisições. Elas podem também ajudar a identificar e planejar potenciais interrupções de fundos. Preparar uma estimativa realista ajuda no processo de tomada de decisões estratégicas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie uma tabela para a estimativa de fluxo de caixa. Vendas, despesas operacionais e lucros poderão ser alguns dos títulos das linhas. As colunas dependem do período de estimativa - por exemplo, os meses do ano para uma previsão mensal, ou "Ano 1", "Ano 2" e assim por diante para uma previsão anual.

  2. 2

    Escolha uma taxa de margem de crescimento de vendas e de lucro operacional daqui para frente. Morningstar recomenda que sejam utilizados os dados da indústria (por exemplo, as tendências de consumo e crescimento da demanda projetada), tendências macroeconômicas (por exemplo, taxas de juros) e do cenário de evolução competitiva para determinar as estimativas de crescimento. As projeções de crescimento podem variar ao longo do período de previsão, por exemplo, uma pequena empresa pode ter crescimento zero no primeiros anos, um rápido crescimento do terceiro ao décimo ano, e em seguida, o crescimento lento e constante a partir de décimo primeiro.

  3. 3

    Avalie o cenário competitivo ao estimar o crescimento de vendas e de lucro. Por exemplo, uma empresa de renovação de residências pode enfrentar uma forte concorrência antes que possa estabelecer uma reputação no mercado e uma lista estável de clientes . Por outro lado, uma iniciante na área de biotecnologia pode não ter nenhuma concorrência no mercado local ou mesmo regional, mas mesmo assim, enfrentar desafios regulamentais e de distribuição à medida que tenta aumentar as vendas.

  4. 4

    Considere as eficiências operacionais devido à economia de escala. Em outras palavras, as suas despesas fixas por unidade devem decrescer conforme as vendas crescem, o que aumentaria sua margem de lucro por unidade. Produzir em grande quantidade é mais barato. As despesas fixas incluem salários administrativos, custos de instalações e despesas de venda. Aumentos na margem de lucro significam fluxos de caixa maiores .

  5. 5

    Estime o fluxo de caixa operacional futuro, o qual será igual às entradas operacionais mais as despesas de depreciação. Este modelo simplificado presume somente transações em dinheiro. O lucro operacional é igual às vendas multiplicado pela margem de lucro operacional. Depreciação é a alocação anual de custos de aquisição de ativos fixos. A menos que você esteja planejando grandes investimentos em ativos fixos, além da manutenção normal e atualização dos equipamentos existentes, as suas despesas de depreciação devem ser as mesmas durante o período de previsão.

Dicas & Advertências

  • Uma estimativa para um período superior a cinco anos, tem pouca probabilidade de ser realista, devido à dificuldade de prever com precisão negócios em constante mudança e as condições econômicas através dos anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível