O que são as estimativas aproximadas na matemática?

Escrito por annette strauch | Traduzido por vinícius rodovalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são as estimativas aproximadas na matemática?
Calcular uma estimativa aproximada ajuda a verificar respostas de problemas matemáticos (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Uma estimativa aproximada na matemática é o cálculo de uma resposta próxima, mas não exata, ou seja, é estimar uma resposta dentro da lógica, ou "mantê-la aproximada". A estimativa aproximada acelera o cálculo de problemas de cabeça, verifica se a resposta de um problema é aceitável, ajuda a descobrir o quanto o valor de uma conta será antes de fazer uma compra, e muitas outras coisas na vida diária.

Estimativa por arredondamento de números inteiros

Se o último algarismo de um número é 1, 2, 3 ou 4, arredonde esse algarismo para baixo, para a dezena mais próxima (10, 20, 30, 40, etc.). Por exemplo, 12 deve ser arredondado para 10. Se o último algarismo é 5, 6, 7, 8 ou 9, arredonde para cima, para a dezena mais próxima. Por exemplo, 27 deve ser arredondado para 30. Ao estimar para a centena mais próxima, números terminados em "49" ou abaixo são arredondados para baixo, para a centena mais próxima. Os números terminados em "50" ou acima são arredondados para cima, para a centena mais próxima. Por exemplo, arredonde 243 para 200, porém, arredonde 255 para 300. Siga esse padrão para arredondar para 1.000, 10.000, 100.000, etc. mais próximos. Uma vez que os números do problema são arredondados, é possível calcular uma estimativa aproximada.

O que são as estimativas aproximadas na matemática?
Se o último algarismo de um número é 1, 2, 3 ou 4, arredonde-o para baixo, para a dezena mais próxima (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Arredondando decimais

Ao arredondar números decimais, mantenha o número de casas decimais exigidas pelo problema. Por exemplo, um problema envolvendo dinheiro precisa ser resolvido na casa dos centésimos, ou seja, duas casas decimais. Para números terminados em 1, 2, 3 ou 4, pare o cálculo na casa decimal desejada. Por exemplo, 157,243 arredondado para a casa dos centésimos é 157,24. Para números terminados em 5, 6, 7, 8 ou 9, adicione 1 ao algarismo da última casa decimal. Por exemplo, 578,147 arredondado para a casa dos centésimos é 578,15.

O que são as estimativas aproximadas na matemática?
Ao arredondar números decimais, mantenha o número de casas decimais exigidas pelo problema (jean schweitzer/iStock/Getty Images)

Estimativa das extremidades

Para realizar uma estimativa aproximada geralmente mais próxima do que um arredondamento, utilize a estimativa das extremidades. Adicione apenas os algarismos nos dois valores mais altos das casas, substituindo-os por "0". Para o problema 57.439 + 43.506, faça a soma: 57.000 + 43.000 = 90.000. Para um problema de subtração, subtraia os algarismos nos dois valores mais altos das casas, substituindo-os por "0". Para o problema 45.623 - 22.367, subtraia 22.000 de 45.000, ou seja, 45.000 - 22.000 = 23.000

Estimativa visual

Algumas estimativas aproximadas podem ser feitas visualmente. Se é possível visualizar o tamanho de um metro, pode-se "olhar" um comprimento e estimá-lo. A estimativa visual é útil para estimar o número de pessoas em uma multidão, quantas jujubas estão em um frasco, a quantidade de papel necessária para embrulhar um presente ou o tamanho de um pedaço de torta que deve ser cortado.

O que são as estimativas aproximadas na matemática?
Se é possível visualizar o tamanho de um metro, pode-se "olhar" um comprimento e estimá-lo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível