Mais
×

Estimulantes de apetite naturais para gatos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem vários estimulantes de apetite no mercado para felinos que pararam de comer. Gatos que deixam de comer por mais de três dias podem desenvolver problemas hepáticos graves. Se isto acontecer, leve seu animal imediatamente a um veterinário para determinar a causa do problema e decidir qual estimulante de apetite seria mais adequado.

Leve seu animal ao veterinário se ele parar de comer repentinamente (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Como convencer seu gato a comer

Assim que perceber que seu gato não está comendo, tente persuadí-lo. Tenha em mente que a falta de apetite em gatos pode ser um sintoma de doença renal crônica. Assim, mesmo que o seu gato volte a comer, é recomendável consultar o veterinário. Experimente oferecer uma comida diferente. Seu gato deve ser alimentado com uma mistura de comida seca e úmida: tente convencê-lo a comer usando comida úmida, já que sardinha e atum, por exemplo, são aromas atraentes para os gatos. Pense em como você armazena as sobras de comida: guarde-as em recipientes de vidro em sua geladeira, em vez de mantê-las na lata de alumínio. Se o seu gato parecer doente ou fraco, mantenha as tigelas de comida e água em um local mais acessível. Tente oferecer uma recompensa se ele comer.

Estimulantes naturais

Alimentos que estimulem os sentidos olfativos do seu gato podem ajudá-lo a comer novamente. Se eles não puderem sentir o cheiro da comida, eles podem não se interessar. Você pode dar vitaminas do complexo B para ajudar a estimular o apetite do seu gato: tente esmagar uma cápsula de vitamina B no prato de comida. A erva-do-gato (também conhecida como nepeta ou catnip), uma espécie de planta, estimula os receptores de ferormônio do seu gato, ajuda a resolver problemas digestivos e pode ser usada como um estimulante de apetite natural. A maioria das lojas de animais vende o suplemento dietético natural Nutri-Cal, que estimula o apetite. Se nenhum desses estimulantes naturais funcionar, converse com o veterinário sobre remédios convencionais.

Comidas a evitar

Ao tentar convencer seu animal a comer, tenha cuidado para não oferecer nenhum alimento que possa prejudicá-lo. Evite dar comida crua ao gato, para evitar o risco de salmonela. Nunca ofereça nada que contenha cebolas, já que estas possuem um composto alcaloide que pode causar anemia e até matar seu gato. Além disso, evite oferecer laticínios -- uma pequena porção de leite é aceitável, mas seu gato não deve se alimentar apenas de produtos lácteos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article