Mais
×

Como estimular a produção de colágeno para dar firmeza à pele

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma das maiores causas do envelhecimento da pele é a diminuição de colágeno, uma proteína abundante na derme capaz de fornecer elasticidade, força e firmeza à pele. Conforme as pessoas envelhecem, a produção de colágeno diminui aproximadamente 1% ao ano. Entretanto, existem maneiras naturais de estimular a produção de colágeno, resultando em uma pele mais firme e jovem.

Instruções

Conforme as pessoas envelhecem, a produção de colágeno diminui aproximadamente 1% ao ano (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)
  1. Aplique creme retinoico ou realize tratamentos da mesma natureza, pois essa substância é capaz de produzir colágeno na pele. Um dermatologista tem autorização para prescrever um creme retinoico e existem vários produtos que você pode comprar em farmácias ou lojas do ramo. Aplique o creme sobre a pele limpa espalhando uma gota apenas para formar uma camada fina.

  2. Visite o seu dermatologista ou um SPA de boa reputação para executar um peeling à base de ácido glicólico, pois essa substância é capaz de eliminar células mortas e trazer novas células à superfície, estimulando a produção de colágeno.

  3. Aplique um creme à base de peptídeo de cobre, pois suas moléculas são pequenas o suficiente para penetrar nas camadas da pele, estimulando o rejuvenescimento. Alguns especialistas afirmam que as moléculas de peptídeo de cobre fazem a pele acreditar que perderam colágeno, fazendo com que produzam mais.

  4. Evite produtos com colágeno ativo. Não há provas de que o colágeno possa ser reposto à pele através de produtos. As moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas pela pele, então, alguns produtos que as contêm servem apenas como hidratantes.

  5. Previna a perda de colágeno utilizando protetor solar fator 15 (no mínimo) todos os dias. Além disso, limite sua exposição ao sol e não fume.

Aviso

  • Consulte o seu médico ou dermatologista antes de aplicar cremes ou agendar um peeling facial. Lembre-se de que as coceiras brandas e uma leve vermelhidão são normais após um peeling, mas a dor aguda e a queimação não são. Se você experienciar esses sintomas, ligue para o seu dermatologista imediatamente.

O que você precisa

  • Creme retinóico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article