Como estofar um báu de vime

Escrito por louise harding | Traduzido por bruno belli sinder
Como estofar um báu de vime
Baús de vime consistem de uma estrutura retângular de madeira entrelaçada com vime (Wicker image by Gary Chorpenning from Fotolia.com)

Baús de vime são móveis úteis para guardar coisas, mas podem ser bem caros de trocar. Eles são feitos com vime entrelaçado em uma estrutura interna de madeira, e podem ser estofados por cima do vime danificado usando tecido ou couro. Economize centenas de reais estofando o baú você mesmo, ao invés de contratar um profissional. Você pode estofá-lo em questão de horas.

Instruções

    Estofando o exterior do baú de vime

  1. 1

    Meça a altura do baú na lateral da frente do exterior do baú. Adicione 5 cm à medida para chegar ao novo comprimento.

  2. 2

    Posicione a fita métrica na ponta da parte traseira do baú. Meça, horizontalmente, o lado esquerdo, a frente, o lado direito e a parte de trás, até que as pontas da fita métrica voltem a se encontrar. Essa será a nova medida do baú. Você cortará um grande retângulo que envolverá todo o exterior do baú.

  3. 3

    Corte um retângulo de enchimento e um de estofado (ou tecido) de acordo com as novas medidas de largura e comprimento. O retângulo de enchimento envolverá o exterior do baú. O retângulo de estofado envolver o enchimento ao redor do exterior do baú.

  4. 4

    Centralize um dos lados menores do enchimento na parte de trás do exterior do baú. Use uma pistola de cola para prender o enchimento ao baú.

  5. 5

    Estique o enchimento ao redor do canto traseiro esquerdo do baú. Segure bem apertado. Grampeie o enchimento à madeira. Puxe o enchimento para o canto esquerdo da frente. Grampeie. Continue esticando o enchimento ao redor dos cantos da estrutura e grampeie. Cole o enchimento ao fundo do baú.

  6. 6

    Alinhe a lateral de cima do enchimento com o baú, no local onde ele abre. Puxe a lateral de cima do enchimento sobre o topo da estrutura, para dentro do baú, cerca de 2,5 cm, e grampeie. Vire o baú de cabeça para baixo. Estique a parte de baixo do enchimento até o fundo do baú e grampeie, prendendo as laterais de baixo e de cima do enchimento ao baú. Desvire o baú para que fique com a tampa para cima.

  7. 7

    Repita os processos 4 ao 6 para aplicar o tecido sobre o enchimento. Recorte o excesso de tecido e enchimento cerrado ao topo do interior do baú. Isso ficara coberto pela tampa do baú.

  8. 8

    Grampeie a fita trançada por cima dos quatro cantos da estrutura. Grampeie na estrutura, ao longo do topo e da base do tecido. A fita trançada esconderá os grampos.

    Estofando a tampa do baú de vime

  1. 1

    Abra a tampa e meça a largura. Você determinará o tamanho do retângulo de enchimento e tecido que será necessário para cobrir a tampa.

  2. 2

    Meça a profundidade da tampa. Multiplique a profundidade por dois. Multiplique a profundidade para garantir que tenha tecido extra na frente e atrás da tampa. Essa será a nova medida de profundidade.

  3. 3

    Adicione a nova medida da profundidade à largura. Adicione mais 5 cm ao total. Essa é a nova medida da largura.

  4. 4

    Meça o comprimento da tampa e adicione-o à nova profundidade. Adicione mais 5 cm ao total. Essa é a nova medida do comprimento.

  5. 5

    Corte retângulos de enchimento e tecido de acordo com as novas medidas. Esses retângulos cobrirão a tampa.

  6. 6

    Coloque o enchimento por cima da tampa. Puxe bem por baixo da tampa e grampeie. Estique o enchimento por cima da tampa e prenda-o embaixo da outra lateral interior. Se estiver trabalhando com uma tampa presa ao baú, corte entradas no enchimento para as dobradiças. Repita o processo nos lados direito e esquerdo, prendendo os cantos, para formar um triângulo no enchimento antes de grampear. Se não conseguir dobrar o enchimento nos cantos, corte o excesso e grampeie o que restou.

  7. 7

    Cubra o enchimento com estofado da mesma maneira que você aplicou o enchimento. Como os grampos estarão por dentro, eles não aparecerão. Se estiver trabalhando com uma tampa presa ao baú, corte pequenas entradas no tecido para as dobradiças. Dobre as pontas soltas para dentro, cerca de 75 mm, e cole-as.

  8. 8

    Grampeie fita ao longo da borda exterior da tampa para decorar, caso queira. Corte o tecido e o enchimento no interior, para que fique alinhado com o topo da estrutura interna.

Dicas & Advertências

  • A fita trançada pode ser grampeada por dentro do baú para esconder pontas soltas de tecido ou enchimento, se desejar.
  • Cuidado ao usar pistola grampeadora. Grampos para madeira são bastante afiados.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Enchimento de algodão, tamanho de cama de casal
  • Estofado, tecido, vinil ou couro
  • Pistola de cola
  • Adesivo de tecido para madeira
  • Pistola grampeadora
  • Grampos para madeira
  • Fita trançada, 2,5 cm de largura

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível