Por que meu estômago faz barulho quando eu como?

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por iracimara câncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
Muitas pessoas situam incorretamente o estômago na barriga quando referem-se ao barulho que ouvem dele (stomach image by Indigo Fish from Fotolia.com)

Acontece sem avisar. Você está tendo uma boa refeição, bebendo um bom vinho e está pronto para continuar uma agradável conversa. De repente, há uma sensação de pressão bem dentro de sua barriga e começa um barulho borbulhante que faz levantar suas sobrancelhas e as de seu convidado. Isso não significa que você está sofrendo um problema intestinal. Acredite, você não está. Muito provavelmente está tudo normal em seu estômago.

Outras pessoas estão lendo

Causas normais

O conceito de barulho que sai do estômago está um pouco equivocado. Tecnicamente falando, o barulho sai mesmo do seu intestino, mas como as pessoas acham, tradicionalmente, que o estômago fica próximo da barriga, o ruído intestinal é atribuído a ele.

O ruído estomacal é causado pela digestão. Este processo ocorre quando ácidos estomacais (líquidos corrosivos produzidos no estômago) viajam pelo intestino digerindo a comida e quebrando-a para que seja absorvida pelo corpo. Os ruídos podem ocorrer antes, durante e depois de uma refeição, como resultado desse processo. O barulho abdominal ocorre quando o alimento é movido. Gases são deslocados, áreas vazias entre os intestinos são preenchidas e o líquido é deslocado. Toda essa movimentação gera barulho.

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
As pessoas acham que o estômago fica próximo à barriga (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O ruído no sistema vazio

Ainda que não exista alimento no intestino, o barulho é produzido. Os tubos intestinais são ocos, então o líquido ácido se move através dele borbulhando como se fosse água se movendo através de tubulação num edifício. Usualmente este comportamento é inofensivo e nada preocupante (só é um pouco constrangedor quando mais alguém além de você pode ouvir também).

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
O intestino produz barulho mesmo estando vazio (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ciclo de duas horas

Com alimento ou não, seu sistema digestório tem um ciclo de duas horas para garantir que o intestino esteja limpo. Isso envolve uma remoção de ácido estomacal através do sistema para conseguir um bom trabalho. O barulho do líquido se movimentando é mais acentuado quando não há alimento, mas isso pode ainda ocorrer logo após uma refeição.

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
O sistema digestório tem um ciclo de duas horas para limpeza do intestino (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Arrotando

A saída de gases de sua boca, mais conhecido como um arroto, não é um ruído estomacal propriamente dito. Quando o alimento ou o líquido é ingerido, toma espaço no seu estômago. Às vezes isso acontece mais rápido do que o corpo pode mover os gases deslocados pelos sólidos. Seu estômago pode se estender até que o gás seja expelido através de sua garganta. O resultado é um arroto, que pode, às vezes, ser bastante alto.

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
O arroto pode ser, às vezes, bastante alto (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Confusão com outras questões

Barulho intestinal significante acompanhado de cólicas e arrotos é um sinal de que seu sistema de geração de gases está se preparando para expulsar uma bactéria ou um alimento ruim. Os próximos resultados poderiam muito bem ser vômito ou diarreia e mais cólicas. Este tipo de barulho no corpo relacionado com estes sintomas não deve ser ignorado, e se houver vômito excessivo ou evacuação de líquido, a reidratação com água e soro é crucial. Bebidas isotônicas podem ser muito úteis.

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
Bebidas isotônicas podem ajudar a reidratar em caso de vômito excessivo ou diarreia (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Advertência

Se você tiver barulho estomacal significante com sangramento, náusea e/ou vômito muito forte, diarreia ou constipação por mais de 3 dias, é altamente recomendável que você procure um médico imediatamente.

Por que meu estômago faz barulho quando eu como?
Procure imediatamente um médico em caso de sangramento associado ao barulho estomacal (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível