Mais
×

O que é um estômago estufado e a dor do lado esquerdo inferior das costas?

Atualizado em 19 julho, 2017

De acordo com o website Women's Fitness, "um estômago inchado é normalmente causado por um aumento repentino de fibras de legumes e verduras, frutas e grãos". Se você reduzir a ingestão desses alimentos, a sensação de inchaço deve desaparecer.

Dor na parte inferior das costas é uma reclamação comum que geralmente é resolvida sozinha dentro de alguns dias ou semanas. No entanto, se não passar, você deve procurar um médico. De acordo com o National Institute of Neurological Disorders, os americanos gastam pelo menos U$ 50 bilhões por ano em problemas de dor na parte inferior das costas. A maioria das dores agudas nas costas é o resultado de trauma ou de um transtorno com a artrite.

Existem muitas causas para dores nas costas e inchaço abdominal (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Definições

Um estômago inchado, também chamado de inchaço abdominal, é definido como um aumento anormal na área abdominal. O abdômen é maior do que o normal.

A dor na parte inferior das costas é definida como qualquer dor ou desconforto sentido na área lombar inferior. Ela pode ser descrita como uma dor forte, chata, irritante, aguda ou crônica.

Dor na parte inferior das costas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sintomas

Sintomas de um estômago inchado incluem uma sensação de estar cheio, tensão na região, gases, dor, vômito, diarreia, constipação ou até mesmo fezes escuras com sangue. Outros sintomas incluem engolir ar, arrotar, indigestão, perda de peso inexplicada, fadiga e problemas respiratórios.

De acordo com o website Medline PLus, "você pode sentir uma sensação de formigamento ou de queimação, uma dor chata ou forte. Dependendo da causa, é possível sentir fraqueza nas pernas ou pés". Outros sintomas incluem flexibilidade limitada e amplitude de movimentos limitadas ou não conseguir ficar em pé de forma reta. Além disso, a dor pode ser desde um espasmo ou dor leve nos músculos até uma dor mais forte e aguda.

Inchaço (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Causas

Existem muitas causas para o inchaço abdominal, incluindo comer demais, grande concentração de gases, intolerância à lactose, alergias alimentares, engolir ar (aerofagia), síndrome do intestino irritável (que afeta o trato digestivo inferior), hérnia, síndrome pré-menstrual (TPM), obstrução parcial do intestino, constipação, menstruação, diverticulose e gravidez. Outras causas incluem pílulas anticoncepcionais, álcool em excesso, pouca proteína na dieta, bebidas com gás e ingestão exagerada de água.

Causas de dor na parte inferior das costas incluem um músculo puxado ou usado demais, lesão, idade avançada, artrite, vértebras quebradas (fraturas de compressão) ou uma hérnia de disco. Outras causas incluem transtornos de disco (qualquer condição afetando os discos), hérnia discal, osteoartrite (degeneração de juntas), condições dos nervos (como a herpes-zoster) ou na coluna (por exemplo, artrite ou escoliose). Existem vários tipos de dor nas costas, incluindo a dor ciática (pressão no nervo ciático), dor no cóccix, dor nas costas inferiores, dor no meio das costas e dor na parte superior das costas.

A ingestão exagerada de água é uma causa possível (Comstock/Comstock/Getty Images)

Exames e testes

Para ajudar a determinar a causa do inchaço abdominal, seu médico fará um histórico completo e provavelmente pedirá vários exames. Esses exames incluirão raios-x abdominais, do intestino delgado, estudos de esvaziamento gástrico (que mede a habilidade do estômago em esvaziar seus conteúdos), ultrassom, tomografia e RNM.

A dor nas costas é diagnosticada através de uma série de exames, incluindo raio-X, discografia (injeção de uma tintura de contraste especial na coluna), tomografia, RNM, mapeamento ósseo, ultrassom e uma eletromiografia (que verifica a atividade elétrica em um nervo).

A dor nas costas é diagnosticada através de uma série de exames (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Tratamento

O tratamento para inchaço abdominal será determinado pela causa. Por exemplo, se você tem apendicite, o tratamento resultante poderá ser a cirurgia. Ou se for diagnosticado com síndrome do intestino curto, o tratamento pode incluir mudanças na dieta, alimentações intravenosas, suplementos de vitaminas e minerais, assim como medicamentos para aliviar o inchaço. Se você possui a síndrome do intestino irritável, o tratamento poderá incluir evitar alimentos que agravem os sintomas, evitar comer demais ou evitar comer alimentos produtores de gases ou gordurosos que podem causar indigestão. Além disso, adicionar fibra à sua dieta pode ajudar. Alguns medicamentos ajudam a aliviar os sintomas desse problema.

O tratamento para dor nas costas pode incluir repouso, gelo, fisioterapia, remédios anti-inflamatórios, injeções de esteroides, relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos suaves.

Existe uma grande variedade de tratamentos disponíveis (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article