Estomatite herpética em adultos

Escrito por janet hunt | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estomatite herpética em adultos
A estomatite herpética é uma doença transmitida por contato direto ou por fluidos corporais (Wikimedia Commons, TheBlunderbuss, GNU Free Documentation License, Version 1.2)

A estomatite herpética é uma doença infecciosa transmitida através de fluidos corporais ou contato direto e ocorre mais em crianças e jovens adultos. Os sintomas incluem dor ao engolir, dores de cabeça, febre, inchaço das gengivas e úlceras doloridas na boca. As úlceras normalmente se curam dentro de duas a três semanas, mas o vírus pode ficar dormente até ser reativado. Antibióticos podem prevenir infecções secundárias.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Estomatite significa "inflamação da boca". Com a estomatite herpética, o revestimento mucoso das bochechas, língua, lábios e céu da boca ficam inflamados e a condição pode ser dolorosa. Vermelhidão, inchaço e sangramento dessas áreas são sintomas que podem ser apresentados.

Doença recorrente

A estomatite herpética é uma doença recorrente causada pelo vírus simples da herpes (HSV) e é a infecção viral mais comum depois das respiratórias. Ela afeta a boca e os lábios e o vírus pode ficar dormente no corpo e se reativar por alergias, fadiga, infecção do trato respiratório, exposição ao sol e menstruação.

Tratamento

Diferentes medicamentos antivirais são usados no tratamento da estomatite, incluindo o aciclovir. Os pacientes devem manter uma dieta praticamente líquida durante a infecção para acelerar a cura e diminuir a dor, evitando líquidos quentes ou frios. Os anestésicos tópicos, como a lidocaína, podem ser usados para aliviar a dor na boca.

Complicações

A ceratoconjuntivite herpética, uma infecção herpética dos olhos, pode ser uma complicação da estomatite. Se a primeira infecção da boca se espalhar para os olhos, o tratamento médico é essencial, pois se não for tratada, pode causar cegueira.

O que evitar

Quando estiver sofrendo de estomatite herpética, evite bebidas e alimentos quentes ou frios. A exposição prolongada à luz do sol também deve ser evitada. Produtos de tabaco e álcool não devem ser usados durante um surto da doença, pois irritarão ainda mais o revestimento da boca.

Transmissão

As pessoas afetadas com estomatite herpética devem ter cuidado para não expor outras pessoas à doença, pois ela é extremamente contagiosa. Beijar, compartilhar comida, escovas de dente ou toalhas são atitudes que podem transmitir a doença. Uma pessoa que tem a condição não corre mais o risco de contaminar outros indivíduos depois das úlceras serem curadas.

Quando procurar um médico

Os sintomas da estomatite geralmente desaparecem dentro de uma a duas semanas. Se você não consumir líquidos suficientes, pode ficar desidratado. Se ocorrer a desidratação grave, talvez seja necessário contatar seu médico. Consulte-o se estiver se sentindo incapaz de engolir, com febre alta, muita dor e se qualquer um dos sintomas não melhorar dentro de 10 a 14 dias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível