Mais
×

Por que estou tomando choques da minha esteira?

Esteiras são máquinas poderosas capazes de gerar eletricidade estática, fazendo com que alguns usuários tomem choques. Em quantidades excessivas, essa eletricidade pode danificar os componentes eletrônicos do aparelho. Existem passos simples que podem ser tomados para reduzir o risco de choques elétricos. Se você não for capaz de resolver o problema, chame um profissional para fazer o serviço.

Esteiras podem gerar altas quantidades de eletricidade estática (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Causas ambientais

A eletricidade estática pode ser gerada por um número de causas relacionadas ao meio. A produção desse tipo de energia é comum ao usar uma esteira, devido à fricção criada pelo movimento repetitivo. Uma esteira posicionada diretamente sobre um carpete sem tratamento pode ser mais suscetível a essa eletricidade. Ambientes secos e empoeirados também podem aumentar a presença e a intensidade da energia estática. Aparelhos que não são limpados regularmente podem sofrer com um acúmulo de poeira, aumentando o risco de choques elétricos.

Causas mecânicas

O motor da esteira pode ficar obstruído por poeira e outros resíduos, aumentando o risco de choques elétricos. Aumentos na fricção causados por uma correia desgastada também pode gerar eletricidade estática. Inspecione o cabo de força e a tomada à procura de danos. Não conectar a máquina a uma tomada aterrada equipada com um filtro de linha também pode aumentar os riscos de ocorrerem choques.

Maneiras simples de reduzir a estática

Em climas secos, coloque um umidificador no cômodo onde a esteira fica para ajudar a reduzir a eletricidade estática. Recomenda-se um nível de umidificação de 40 a 50%. Coloque um tapete de borracha sob a máquina para diminuir a quantidade de resíduos que se acumula no motor. Use um amaciante de roupas ou um spray antiestático para proteger o aparelho usado em uma superfície com carpete. Vista roupas feitas com materiais naturais, como algodão, pois os artificiais, como poliéster e náilon, são mais suscetíveis à aderência estática. Escolha calçados feitos com materiais não-condutores e limpe-os antes de usar a esteira.

Dicas para a manutenção de esteiras

Manter a sua esteira limpa e lubrificada também pode ajudar a reduzir os riscos de choques causados pela eletricidade estática. Se o manual do usuário recomendar que você o faça, limpe o motor com a máquina desligada da tomada, removendo a tampa da peça e retirando os resíduos cuidadosamente. A correia da esteira também deve ser mantida limpa e lubrificada, segundo as instruções do fabricante. Troque essa peça de acordo com a periodicidade especificada pelo manual. Se a limitação da eletricidade estática não reduzir a incidência de choques, pare de usar o equipamento e chame um profissional experiente para avaliar e consertá-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article