Estratégia de comunicação de um produto

Escrito por laura acevedo | Traduzido por rodrigo castilhos
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Estratégia de comunicação de um produto
Escolha a estratégia de comunicação de produto adequada

A comunicação eficaz de um produto é uma vantagem competitiva que pode ajudar a conquistar o público-alvo com suas mensagens de marketing. Seja seu produto um bem de consumo, durável ou de vestuário, uma estratégia de comunicação do produto é parte integrante de um bom plano de marketing. A melhor estratégia aumenta a possibilidade de que a sua mensagem chegue ao público-alvo e aumente as vendas.

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Público-alvo

Decida qual o mercado-alvo para a sua comunicação de produto. Divida os clientes em segmentos como clientes em potencial, novos, antigos e estrela. Direcione mensagens de comunicação e ofertas promocionais diferentes para cada segmento. Para clientes novos, use comunicações que assegurem que eles fiquem satisfeitos com suas primeiras compras e incentive-os a comprar novamente através de cupons de desconto e ofertas. Para os clientes-estrela, proporcione comunicações de produtos personalizados com base em seus padrões de compra e considere usar e-mails pessoais ou telefonemas para garantir sua satisfação.

Comunicações eficazes

Use uma comunicação eficaz que prepare o comprador. Nas comunicações para o grande público, inclua informações de conhecimento, detalhes específicos do produto e as razões pelas quais seus produtos são melhores que os do concorrente. Essa abordagem generalizada chega aos clientes em vários níveis de conhecimento do produto. Para as mensagens-alvo que atingem os clientes existentes, encha as comunicações com as opções de compra do produto e que ajudem na hora de decidir pela compra. Incentive as decisões rápidas de compra, oferecendo promoções especiais por tempo limitado.

Mistura de comunicação

Use vários métodos para se comunicar com os seus clientes. Use e-mail, anúncios em revistas, cartões postais, outdoors, mostruário de lojas, embalagem de produtos, mala-direta e outros métodos de publicidade que atingem seu público-alvo. Crie um site repleto de informações que ofereça especificações do produto, chat para tirar dúvidas e depoimentos de clientes. Seu objetivo com essa mistura de comunicação é usar métodos suficientes para chegar a todos os clientes na forma que eles preferirem.

Mensagens

Desenvolva as mensagens do seu produto em torno de um tema coeso. Usar a mesma mensagem incrementa a marca do produto, reforça seu tema e aumenta o conhecimento do produto. Use um tema racional baseado no valor ou na utilidade do produto. Temas baseados na emoção devem ser usados em produtos de autoajuda e produtos caros. O objetivo da mensagem do seu produto deve ser criar uma resposta emocional a ele e impulsionar os clientes a comprar o seu produto.

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