O que é uma estratégia de especialização de produto?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por rafael reis
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O que é uma estratégia de especialização de produto?
As empresas que criam produtos devem encontrar meio de fazer com que esses produtos sejam atraentes para o consumidor (NA/Photos.com/Getty Images)

As empresas que criam produtos devem encontrar meio de fazer com que esses produtos sejam atraentes para o consumidor. Muitos produtores estão em uma competição acirrada com outras companhias, e estão sempre procurando por novas características de produtos ou novos designs para experimentarem. O marketing pode ajudar a diferenciar um produto do resto, mas no coração do processo está o design do produto por si só. As empresas desenvolvem os produtos tendo em mente o consumidor, e usam muitas estratégias diferentes baseadas nas suas capacidade, incluindo a especialização de produto.

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Definição

As empresas escolhem a especialização de produto quando elas têm um produto primário criado por elas. Elas focam todos os seus recursos neste único produto e nas suas funcionalidades. Depois de explorar o mercado, eles dividem os seus consumidores potenciais em diferentes mercados alvo, e então criam várias versões diferentes deste mesmo produto para cada grupo de mercado, sempre mudando as funcionalidades. As companhias de cartões de crédito, por exemplo, sempre oferecem cartões de crédito, mas elas têm muitos tipos diferentes para os seus clientes.

Vantagens

Quando usada corretamente, a especialização de produto pode ser muito eficiente. Se uma empresa tenta produzir muitos produtos, ou produtos que estejam fora da sua experiência e recursos, isto irá gerar um desperdício de tempo e dinheiro que poderiam ser usados focando na sua oferta de valor de núcleo. Com apenas um produto, as fábricas podem ser simplificadas e a qualidade do serviço pode ser melhorada facilmente. Negociar com fornecedores também se torna mais rentável.

Desvantagens

A especialização de produto pode ser uma estratégia de risco. Por exemplo, se um competidor é capaz de produzir uma versão mais atrativa daquele produto, a empresa irá perder dinheiro, e não terá condições de mudar o foco para outro produto. O tempo também pode prejudicar a especialização de produto. Se ele deixar de ser popular ou for substituído por uma nova tecnologia, o negócio pode facilmente ficar para trás se não conseguir se adaptar ao novo mercado.

Alternativas

As empresas podem escolher outros tipos de especialização se a especialização de produto for pouco atraente. Por exemplo, alguns negócios preferem a especialização de mercado, ou desenvolver produtos para um grupo de mercado específico e altamente selecionado. Outros negócios escolhem o mercado inteiro, mas mudam as mensagens de mercado mais do que os próprios produtos.

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