Mais
×

Estratégias de compreensão pré-leitura

Atualizado em 17 abril, 2017

A pré-leitura se refere a uma série de estratégias que os alunos podem realizar antes de ler um texto. Essas estratégias podem ajudá-los a entender o material na primeira vez que o lerem, poupando-os de uma segunda leitura. Alunos de ensino fundamental, médio ou da universidade podem se beneficiar das estratégias de pré-leitura, que ajudam a aumentar a compreensão. Ao montar a fundação de antemão, os alunos podem poupar tempo lendo de forma mais eficaz e desenvolver uma base mais sólida de conhecimento quando chegar a hora das provas.

A pré-leitura ajuda os alunos a consumir mais material em menos tempo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Ativando o conhecimento prévio

Não importa o que você leia, há sempre algum conhecimento prévio do assunto, mesmo que pouco. Ajude os alunos a usar esse conhecimento em seu favor através de uma atividade de "brainstorming". Peça aos alunos que leiam o título do texto que estão prestes a ler. Então, peça para eles discutirem toda informação que eles souberem sobre o título. Essa estratégia ajudará os alunos a ativar o que eles já sabem, um conhecimento que eles podem usar enquanto leem.

Formulando perguntas

Toda leitura deve ter um propósito, estejam os alunos lendo um livro didático ou de ficção. Ajude-os a definir qual é o seu propósito com a leitura formulando uma série de perguntas para que lembrem enquanto leem. Se estiverem lendo um texto sobre a Revolução Americana, por exemplo, eles podem focar sua leitura na pergunta de qual foi a principal causa da Revolução e quem foram seus principais protagonistas. Se estiverem lendo um livro de ficção, os alunos podem fazer perguntas como quem é o personagem principal, quais são os pontos principais da trama e o que o autor está tentando dizer.

Lendo a introdução e a conclusão

Todos os livros são escritos para serem lidos em uma ordem específica, mas essa ordem geralmente revela significado em uma sequência que faz a informação difícil de lembrar. Ensine os alunos a administrar seus textos lendo a introdução e a conclusão primeiro. Embora essa estratégia acabe com qualquer surpresa que aguarde ao fim do texto, isso os ajudará a ir para a leitura definitiva com um resumo sólido do conteúdo do livro. Você pode pedir para que façam anotações sobre a introdução e a conclusão e escrever um pequeno resumo para eles mesmos antes de começarem a ler o corpo do texto.

Material secundário

Procurar por outras fontes antes de começar a ler qualquer texto pode ajudar a compreensão. Dê aos alunos o hábito de passar alguns minutos fazendo pesquisa sobre o tópico antes de começar um livro. Isso pode envolver procurar por outros livros na biblioteca ou fazer uma rápida pesquisa online por resumos ou introdução ao material. Embora muito material online não deva ser usado para pesquisa formal, pode ser usado como uma introdução rápida e não-autoritária para muitos tópicos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article