Estratégias de coordenação motora fina para paralisia cerebral

Escrito por eric benac | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias de coordenação motora fina para paralisia cerebral
A coordenação motora fina nos ajuda a manipular pequenos objetos (Hand of the hand image by Roman Rvachov from Fotolia.com)

A paralisia cerebral afeta a vida de milhões de crianças no mundo todo. Ações simples demoram muito para serem aprendidas e muitas crianças sofrem na sua luta para aprenderem habilidades motoras finas. Essas habilidades são as que nos permitem manipular pequenos objetos de forma controlada e com cuidado. Qualquer programa de tratamento para paralisia cerebral deve incluir estratégias para a coordenação motora fina.

Outras pessoas estão lendo

Construção

Dependendo da gravidade de sua condição, crianças com paralisia cerebral podem desenvolver habilidades motoras finas construindo coisas de objetos menores. Não importa o que a criança construirá ou quão bem ela construirá, é o processo que importa.

Legos são excelentes para essa atividade. Comece usando os blocos grandes e pesados. Eles serão mais fáceis de serem manipulados pela criança. Na medida em que as habilidades motoras finas da criança avançarem, passe a utilizar peças menores do lego. Incentivo será necessário nesse processo difícil.

Construção com palitos de dente é outro método que você pode usar. Entretanto, devido à dificuldade de colá-los em outros palitos e ao seu tamanho pequeno, eles só devem ser utilizados se a condição da criança for menos grave ou se as suas habilidades motoras finas estiverem bem desenvolvidas.

Pintura

A pintura não é só um bom caminho para desenvolver as habilidades motoras finas; ela também ajuda as crianças com paralisia cerebral a expressarem seus sentimentos, além de ser muito divertido. Essa é outra atividade na qual os resultados não são tão importantes quanto o processo. Muitas das crianças não serão capazes de fazer pinturas bonitas. Ainda assim elas devem ser elogiadas pelo seu trabalho, uma vez que sua condição requer muito mais habilidade para pintar.

Comece usando pinturas com o dedo. Elas ajudarão a desenvolver as habilidades motoras finas nos dedos de forma individual. Se a criança progredir suficientemente para pintar com um pincel, ela deve ser encorajada a fazer isso. Não é toda criança com paralisia cerebral que será capaz de usar um pincel. A criança que não conseguir não deve ser inferiorizada por isso.

Música

Tocar diferentes instrumentos pode ajudar a desenvolver as habilidades motoras finas. Não é toda criança que será capaz de tocar bem um instrumento musical; entretanto, deixar as crianças brincarem com os instrumentos ajudará no seu desenvolvimento.

O piano é um dos melhores instrumentos a serem usados, já que requer coordenação das duas mãos. O violão é um dos instrumentos mais populares no mundo e um dos mais difíceis para aprender, já que requer manipulações delicadas no seu braço para criar sons agradáveis. Uma criança aprendendo a tocar violão terá que desenvolver habilidades motoras finas enquanto tenta apertar os lugares corretos. Outros instrumentos como o trompete, o saxofone e o clarinete exigem força nos pulmões que algumas crianças não terão devido à sua deficiência. Instrumentos de percussão são divertidos de tocar e devem ser integrados à musicoterapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível