Estratégias educacionais para ensinar matemática a estudantes diferentes

Escrito por blair foy | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias educacionais para ensinar matemática a estudantes diferentes
Crianças aprendem novos conhecimentos em matemática a cada ano na escola (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ao ensinar matemática, os educadores devem ajudar as crianças a visualizar os conceitos e teorias em suas mentes. Embora as teorias da matemática permaneçam constantes, os estudantes podem aprender este assunto de diferentes formas. Utilizando uma variedade de estratégias educacionais em seus métodos de ensino, os educadores irão abranger todos os tipos de estudantes em sua turma.

Outras pessoas estão lendo

Quadros visuais brancos

Com o apoio de quadros brancos, os professores podem utilizar esta estratégia visual educacional para traçar o progresso de seus alunos. Após uma lição de matemática, o educador pode dar a seus alunos um rápido exame oral dos conhecimentos do dia. As crianças poderão escrever suas respostas nos quadros brancos e depois levantá-las acima da cabeça para o professor ver. Com um rápido exame da sala, um professor poderá obter uma análise de quais tópicos as crianças compreenderam e quais tópicos precisam de uma revisão adicional.

Aprendizado em parceria

Professores podem ter seus alunos ajudando uns aos outros, através do agrupamento em pares e dando-lhes uma folha de trabalho para terminarem juntos. Trabalhando juntos através dos conceitos da matemática, as crianças poderão se comunicar de igual para igual. Esta estratégia educacional foca em colocar os estudantes ensinando uns aos outros, o que reforça seu próprio entendimento dos conceitos e práticas matemáticas. Outro benefício desta estratégia é mostrar aos alunos como ser responsável pelo próprio progresso no aprendizado da matemática.

Estratégia da troca de papéis

Vire as mesas de seus alunos atribuindo-lhes a responsabilidade de ensinar a turma um conceito matemático. Divida a classe em quatro grupos e dê uma lição de matemática para cada um ensinar. Assim que os grupos estiverem confiantes em suas lições, poderão ensinar a seus colegas. Esta estratégia educacional coloca os alunos na posição do professor e requer que os estudantes respondam as dúvidas de matemática que seus colegas possam ter. O benefício desta estratégia é que os alunos se sentirão bem sucedidos com suas habilidades para ensinar matemática a seus colegas.

Estratégias físicas em matemática

Os jovens alunos do ensino fundamental podem aprender as habilidades da introdução da matemática com estratégias físicas. Junte coisas como peças plásticas de jogos, dados ou outros objetos pequenos. Entregue a cada estudante um punhado dos objetos para uma lição de matemática. Ensine às crianças adição e subtração simples demonstrando a elas a matemática física com os objetos. Vendo, de fato, a operação númerica em sua frente, os jovens poderão verificar como a adição e a subtração funcionam. Esta estratégia educacional fornece às crianças as ferramentas que precisam para aprender como visualizar a matemática, ao vê-la primeiramente à sua frente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível