Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor

Escrito por nicole harms | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor
Pedras nos rins podem causar dor intensa

Pedras nos rins são cristais pequenos que se formam nos rins e acabam passando pelo trato urinário e podem causar extrema dor. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, 3 milhões de pessoas irão procurar anualmente auxílio médico para pedras nos rins. Muitos médicos dirão a seus pacientes para deixarem a pedra sair naturalmente, mesmo que isto cause muita dor. Porém, pacientes que estão esperando a pedra sair podem tomar algumas medidas para diminuir a dor.

Outras pessoas estão lendo

Beba água

Pacientes que eliminarão suas pedras naturalmente devem aumentar o consumo de água. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NDDKD) dos Estados Unidos, o modo mais importante de se tratar e prevenir pedras nos rins é beber água. A quantidade de água que um paciente precisa varia, de forma que os médicos medem a ingestão de líquidos pela eliminação de urina. O NDDKD diz que pacientes que eliminarão pedras renais precisam produzir aproximadamente 2 litros de água a cada 24 horas. A Clínica Mayo afirma que o paciente padrão que apresenta pedras nos rins deve beber de 2 a 3 litros de água diariamente.

Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor
Beber água pode ajudar a aliviar a dor (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Faça exercícios

Exercícios físicos também aliviam a dor causada pelas pedras nos rins. O exercício ajuda o corpo a absorver cálcio de forma mais eficiente, o que pode diminuir a formação de mais pedras. O exercício também libera endorfinas. Estes neurotransmissores atuam no cérebro aliviando a dor, então a prática de exercícios pode auxiliar muito no combate à dor e também prevenir mais dor no futuro.

Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor
Exercícios aliviam a dor (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Medicamentos

Analgésicos podem ajudar a combater a dor quando se elimina pedras dos rins. Para se beneficiar ao máximo destes medicamentos, tome um analgésico tipo ibuprofeno alternando-o com paracetamol a cada duas ou quatro horas, baseando-se na dosagem prevista pelo medicamento. Se a dor estiver intensa, fale com seu médico sobre a possibilidade de usar um remédio mais forte. Continue bebendo muita água, mesmo se o medicamento estiver aliviando a dor, pois a água é necessária para se eliminar as pedras.

Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor
Analgésicos podem ser prescritos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Intervenção médica

Se as pedras não forem eliminadas em alguns dias ou você estiver sentido dor extrema, fale com seu médico. Você pode precisar de intervenção médica para eliminar as pedras. Uma pedra pode bloquear o trato urinário ou causar infecção. Intervenções médicas no caso de pedras com menos de 1 cm de diâmetro geralmente começam com a litotripsia extracorpórea por ondas de choque. Este procedimento utiliza ondas de choque para quebrar as pedras em pedaços menores para que elas possam ser eliminadas. Ele é realizado sob anestesia, logo, o paciente não sente muita dor. Outras intervenções médicas incluem a remoção cirúrgica, tanto a realizada nas costas, como a nefrolitotomia percutânea, quanto a realizada pela uretra, usando-se um ureteroscópio. Algumas pedras podem ser bombardeadas com laser.

Estratégias para eliminar uma pedra no rim sentindo pouca dor
Pedras nos rins podem causar dor intensa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível