Estratégias de ensino para alunos desmotivados

Escrito por glenda taylor Google | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias de ensino para alunos desmotivados
Desperte a motivação em seus alunos

Em algum momento na carreira de um professor, ele terá alunos desmotivados que podem atrapalhar a turma ou influenciar outros alunos de uma maneira negativa. Lidar com alunos desmotivados envolve um pouco de trabalho investigativo e algumas estratégias criativas para reintroduzir a paixão e impregnar o desejo de aprender. Quanto mais cedo você se dirigir ao problema, mais provavelmente você verá a melhora na criança.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Lide primeiramente com a desordem. Apesar de ser importante determinar a causa da falta de interesse do aluno, o fator mais importante é prevenir que sua atitude afete toda a turma. Intervenha rapidamente para confrontar o aluno indisciplinado e fortifique as regras de comportamento da turma. Permitir que as perturbações continuem encoraja o mal comportamento de outros alunos. Chame o aluno pelo nome e peça que ele siga as regras da sala.

  2. 2

    Envolva os alunos desmotivados nas discussões em sala. Na maioria das vezes, essas crianças não participam de atividades centradas em tópicos educacionais, porém você pode atraí-las fazendo perguntas que não podem ser respondidas com um simples "sim" ou "não". Ao invés de perguntar se as férias de verão foram divertidas, peça que ele descreva o que mais gostou de fazer nas férias.

  3. 3

    Elogie os alunos desmotivados. É um desejo humano natural querer agradar pessoas de quem se gosta, então, quando um aluno respeita e admira seu professor, ele tem maior tendência em se esforçar para aprender a matéria e participar da aula. Elogiar esses alunos em suas menores conquistas ao invés de repreender sua falta de motivação deve ser um ponto especial em sua estratégia. Por exemplo, se um aluno que geralmente é reprovado em um exame conseguiu uma nota para passar, mostre isso e cumprimente-o pelo seu progresso.

  4. 4

    Apresente as lições de maneiras criativas para que toda a turma anseie por projetos. Essa é a tarefa de todo professor -- instruir os alunos que querem aprender. Entusiasmo é contagioso, então faça suas aulas ressoar com a turma. Transforme a lição de história de Henrique VIII em uma paródia e faça com que todos os alunos se envolvam na produção.

  5. 5

    Crie uma ligação mental forte entre educação e satisfação na vida. Para alunos desmotivados, pode ser difícil ver o lado positivo de aprender. Você não deve apenas convencê-los de que seus futuros financeiros serão melhores, você deve também mostrá-los que suas vidas podem ser felizes, com mais opções. Por exemplo, se um aluno desmotivado mostrar interesse em artes, mostre a ele as opções que ele pode ter quando adulto em artes gráficas, design de interiores, arquitetura ou publicidade, e explique como a educação é importante para cada uma dessas carreiras.

  6. 6

    Agende um horário quando um aluno desmotivado possa falar sobre seus problemas com o conselheiro da escola. Estudos indicam que o valor próprio é um grande fator na motivação dos alunos. Além disso, o ambiente familiar do aluno figura proeminentemente no aspecto mental e emocional da criança. Conselheiros podem oferecer técnicas para melhorar a autoimagem do aluno. Tire um tempo para pedir conselhos que você possa usar em sala de aula para reforçar o que foi dito ao aluno.

  7. 7

    Mantenha a atmosfera tranquila. Alunos desmotivados já esperam o pior, e a atitude deles cria uma profecia autorrealizável quando o professor fica nervoso e julgador. Respire fundo e expire devagar antes de fazer um comentário cortante. Então, sorria e enfatize os aspectos positivos do aluno.

  8. 8

    Trabalhe em equipe com os outros professores para criar um plano compreensível quando lidando com um aluno específico. No ensino fundamental e médio, alunos trocam de salas e professores durante o dia. Quando todos os professores envolvidos com o aluno estão juntos, existe uma maior chance de motivar a criança com sucesso (veja Recursos).

Dicas & Advertências

  • Mantenha um diário de pequenos sucessos e falhas que você experimentar quando lidando com alunos desmotivados. Ao encontrar um método que funcione, use-o novamente.
  • Não leve a atitude do aluno para o lado pessoal. É mais provável que seja o resultado de influências externas. Faça o melhor que puder fazer, mas perceba que você é uma parte pequena na vida diária do aluno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível